• Carregando...
Paço Municipal: luz rosa segue sendo usada até a próxima segunda-feira | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Paço Municipal: luz rosa segue sendo usada até a próxima segunda-feira| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

O Paço Municipal de Curitiba tem se iluminado de rosa nas noites desta semana. A ação faz parte do Outubro Rosa, que ocorre em diversas cidades brasileiras e que tem por objetivo chamar a atenção para o câncer de mama. No Paço, a iluminação colorida começou a ser usada na segunda-feira desta semana e continuará assim até a próxima segunda. Grandes monumentos de várias cidades estão participando da campanha. Em Curi­tiba, o Jardim Botânico já teve sete noites de iluminação cor-de-rosa, até ontem.

No Brasil, o movimento "Ou­­tu­­bro Rosa – Mulher consciente na luta contra o câncer de mama" é promovido pela indústria farmacêutica Roche e por ONGs as­­sociadas à Fede­ração Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fema­ma). Em Curitiba, a ONG que pro­­move o Outubro Rosa é o Ins­ti­­tuto Hu­­manista de Desen­volvimento Social (Humsol), em parceria com a prefeitura de Curitiba e a Femama.

Segundo Maira Caleffi, presidente da Femama, a federação faz enorme esforço para divulgar mensagens corretas na luta contra o câncer de mama. "É sempre importante fazer o autoexame, mas a mulher apenas conseguirá sentir um nódulo ao apalpar a mama quando este já estiver em estágio avançado e as chances de cura forem menores". O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia. Quando o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%.

A ação mundial de combate ao câncer de mama surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi. Ao longo dos anos, monumentos como o Arco do Triunfo, na França, e a Torre de Pisa, na Itália, também receberam iluminação cor-de-rosa. As principais cidades que vão receber iluminação no Brasil neste ano, além de Curitiba, são Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Blumenau, Florianópolis e Ouro Preto.

Segundo o Humsol, 60% das mulheres diagnoticadas com câncer de mama já se encontram em estágio avançado da doença. Entre 1979 e 1999, a taxa bruta de mortalidade pela doença aumentou em 69%. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a doença atinge mais de 50 mil mulheres por ano no Brasil. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e 465 mil morrem por causa da enfermidade.

Desde 29 de abril deste ano, está em vigor a Lei Federal 11.664/2008, que trata de questões de prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. A grande conquista fica a cargo da garantia da realização do exame mamográfico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as mulheres a partir de 40, e não mais de 50 anos de idade, co­­mo era anteriormente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]