• Carregando...

Curitiba registrou, ontem, o dia mais seco do ano. A umidade relativa do ar chegou a 26%. Neste ano, o recorde havia marcado apenas 34% na cidade. De acordo com o Instituto Tecno­lógico Simepar, a Região No­­roeste do Paraná entrou na faixa de alerta com umidade do ar no domingo, com índice de 18% em Maringá, Paranavaí, Cambará e Cianorte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, índices abaixo de 20 % é de estado de alerta; e entre 20 % e 30 % é considerada a faixa de atenção. Abaixo de 30%, o ar seco começa a ser prejudicial à saúde. A região dos Campos Gerais também registrou um nível muito baixo de umidade, assim como quase em todo o estado.

Além de causar problemas respiratórios, o clima seco afeta o meio ambiente, favorecendo os incêndios florestais. Até o início da noite de ontem, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bom­­beiros ainda tentavam controlar um incêndio em um dos morros da região da represa do Capivari, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Os focos começaram na madrugada de domingo.

São Paulo

O clima seco não atinge apenas o Paraná. A Defesa Civil de São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção na tarde de ontem devido à baixa umidade do ar. Quase todas as estações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mediram umidade abaixo de 30%.

O Mirante de Santana, estação automática do Inmet, registrou por volta das 15 horas umidade relativa do ar de apenas 20%. Em Ribeirão Preto, no interior do estado, o índice de umidade do também bateu recorde: 13%, entre 15 e 16 horas.

A Defesa Civil também alertou que as condições atmosféricas permanecem desfavoráveis para a dispersão de poluentes, o que prejudica a qualidade do ar na Grande São Paulo. As estações meteorológicas registraram neste domingo temperaturas de 30,1ºC graus em Pirituba e Jara­guá, na zona noroeste, e de 27,5ºC em Parelheiros, na zona sul.

Previsão

A temperatura deve se manter alta em todo o Paraná durante a semana. De acordo com o Simepar, a máxima hoje em Curitiba deve atingir a 27ºC. O clima deve continuar seco e quente durante a semana em todo estado. A expectativa é que a umidade relativa do ar fique ainda menor.

A previsão em São Paulo também é de uma semana com calor e temperaturas ultrapassando os 30ºC. A baixa umidade pode colocar a capital paulista em estado de atenção novamente.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10 horas e 17 horas e não pratique exercícios entre as 11 horas e 15 ho­­ras. É aconselhável também a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]