i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Clima

Curitiba tem o dia mais seco do ano

Umidade relativa do ar foi de 26% na capital, no domingo. Clima seco favorece incêndios e problemas respiratórios

  • PorDiego Ribeiro, com Agência Estado
  • 22/08/2010 21:08

Curitiba registrou, ontem, o dia mais seco do ano. A umidade relativa do ar chegou a 26%. Neste ano, o recorde havia marcado apenas 34% na cidade. De acordo com o Instituto Tecno­lógico Simepar, a Região No­­roeste do Paraná entrou na faixa de alerta com umidade do ar no domingo, com índice de 18% em Maringá, Paranavaí, Cambará e Cianorte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, índices abaixo de 20 % é de estado de alerta; e entre 20 % e 30 % é considerada a faixa de atenção. Abaixo de 30%, o ar seco começa a ser prejudicial à saúde. A região dos Campos Gerais também registrou um nível muito baixo de umidade, assim como quase em todo o estado.

Além de causar problemas respiratórios, o clima seco afeta o meio ambiente, favorecendo os incêndios florestais. Até o início da noite de ontem, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bom­­beiros ainda tentavam controlar um incêndio em um dos morros da região da represa do Capivari, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Os focos começaram na madrugada de domingo.

São Paulo

O clima seco não atinge apenas o Paraná. A Defesa Civil de São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção na tarde de ontem devido à baixa umidade do ar. Quase todas as estações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mediram umidade abaixo de 30%.

O Mirante de Santana, estação automática do Inmet, registrou por volta das 15 horas umidade relativa do ar de apenas 20%. Em Ribeirão Preto, no interior do estado, o índice de umidade do também bateu recorde: 13%, entre 15 e 16 horas.

A Defesa Civil também alertou que as condições atmosféricas permanecem desfavoráveis para a dispersão de poluentes, o que prejudica a qualidade do ar na Grande São Paulo. As estações meteorológicas registraram neste domingo temperaturas de 30,1ºC graus em Pirituba e Jara­guá, na zona noroeste, e de 27,5ºC em Parelheiros, na zona sul.

Previsão

A temperatura deve se manter alta em todo o Paraná durante a semana. De acordo com o Simepar, a máxima hoje em Curitiba deve atingir a 27ºC. O clima deve continuar seco e quente durante a semana em todo estado. A expectativa é que a umidade relativa do ar fique ainda menor.

A previsão em São Paulo também é de uma semana com calor e temperaturas ultrapassando os 30ºC. A baixa umidade pode colocar a capital paulista em estado de atenção novamente.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10 horas e 17 horas e não pratique exercícios entre as 11 horas e 15 ho­­ras. É aconselhável também a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.