• Carregando...
Vacinação teve prazo ampliado para 8 de junho | Agência Estadual de Notícias
Vacinação teve prazo ampliado para 8 de junho| Foto: Agência Estadual de Notícias

Brasil

Vacinação contra gripe atinge só 74,4% do público-alvo no país

Até o momento, a campanha de vacinação contra o vírus da gripe atingiu 74,4% do grupo alvo vacinado, segundo último boletim do Ministério da Saúde.

A meta do governo federal é imunizar 80% dos adultos com 60 anos ou mais, grávidas, população indígena, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da saúde.

O ministério estima que a meta deve ser cumprida. O balanço final deverá ser divulgado na segunda-feira.

Os grupos com menores taxas registradas de vacinação são os indígenas (66,1%) e as gestantes (66,5%).

No balanço fechado às 18h25, dez Estados tinham cumprido a meta dos 80% no número global, mas apenas dois (Goiás e Amapá) tinham batido a meta de 80% em todos os grupos.

Os menores índices de cobertura global, até então, eram registrados em Roraima (51%), São Paulo (67,3%) e Rio de Janeiro (67,6%).

Disponível

A vacina contra a gripe continuará disponível em todas as unidades de saúde do estado, das 8 às 17 horas, inclusive nos municípios que já vacinaram mais de 80% da população-alvo.

A Secretaria de Saúde de Curitiba prorrogou até o dia 8 de junho a campanha de vacinação contra a gripe. A meta de imunizar pelo menos 80% do público alvo – idosos, gestantes e bebês com 2 anos incompletos – já foi atingida, mas a medida de estender o prazo em uma semana servirá para aumentar a quantidade de pessoas vacinadas. Até o fim da manhã de ontem, até então o último dia da campanha, 215,7 mil pessoas (84,9% da meta) foram prevenidas contra a doença na capital. Nas outras cidades do Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde encerrou a campanha, mas manterá as vacinas disponíveis para quem ainda não recebeu a dose.

A diretora do Centro de Epidemiologia da Se­cretaria de Saúde em Cu­ritiba, Karin Luhm, disse que ainda não foi atingida a meta de imunizar, no mínimo, 80% das grávidas. "É importante que todas saibam que a vacina é segura para elas e os seus bebês e que ela pode ser tomada em qualquer fase da gestação." Apenas 13,4 mil mulheres em fase de gestação foram imunizadas, o que equivale a 72,3% da projeção estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os outros dois públicos-alvo tiveram uma cobertura superior a meta. Os bebês de 6 meses a 2 anos incompletos foram responsáveis pela aplicação de 32,2 mil doses (86,5%) e os idosos por 169,8 mil (85,7%).

Paraná

Em todo o estado, a cobertura mínima também foi atingida na média das cidades paranaenses. Porém, em algumas regiões a quantidade de pessoas vacinadas ainda está abaixo do ideal. Dados do Programa Estadual de Imunização aponta que 1,3 milhão de pessoas foram imunizadas até ontem.

Dos 399 municípios, 160 ainda não atingiram a meta de 80% de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde. O grupo com menor adesão também foi o das gestantes, com 67% – o que significa que 72,4 mil futuras mães procuraram uma unidade de saúde para se imunizar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]