
Curitiba ganhará um novo calçadão nos próximos anos. Desta vez, a área será implantada no Centro Cívico, ao longo da Avenida Cândido de Abreu. O projeto é da prefeitura da cidade, e faz parte dos investimentos que serão realizados para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Além do calçadão, a avenida será reformada para a passagem de uma nova linha de ônibus, o ligeirão Boqueirão/Centro Cívico, que terá menos pontos de parada que o ligeirinho, diminuindo o tempo de percurso.
Ao todo serão investidos R$ 4,9 milhões, previstos no PAC da Copa. De acordo com a prefeitura, o novo calçadão terá uma extensão de 930 metros, desde a Praça Dezenove de Dezembro até a Praça Nossa Senhora de Salete, mas não chegará a fechar a Cândido de Abreu, já que as pistas passarão ao lado do trecho destinado aos pedestres.
A largura dos calçadões poderá variar de 9,4 metros, nos locais onde houver estações-tubo, a 15 metros, onde houver apenas calçadão. No espaço, de extensão equivalente ao trecho da Rua XV de Novembro fechado ao trânsito, serão instalados quiosques para café.
Ao longo do boulevard da Cândido de Abreu, os cruzamentos deverão ter pistas elevadas, melhorando a segurança e facilitando a mobilidade de pedestres. Nestes pontos, obrigatoriamente, os veículos deverão reduzir a velocidade para passar pelo cruzamento. Conforme o projeto, as calçadas laterais da avenida também serão revitalizadas.
As obras para construção do calçadão ainda não tem previsão para começar.
Ligeirão
Ainda de acordo com o projeto, haverá duas estações do ligeirão na Cândido de Abreu uma em frente ao Shopping Mueller e outra próximo ao prédio da prefeitura. Paralelas ao calçadão, haverá pistas preferenciais para os ônibus das linhas diretas. Os ligeirões terão prioridade sobre os ligeirinhos e poderão ultrapassá-los neste trecho. As demais linhas de ônibus serão mantidas.
-
Ameaça a redes sociais, “dama do tráfico”, imagens do 8/1: Indicado ao STF, Dino coleciona polêmicas
-
Fim da “lua de mel” com o governo: recados do STF seriam criminalizados se ditos por bolsonaristas
-
A artimanha estatizante da Petrobras
-
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas
Enquete: Decisão do STF, de punir imprensa por fala de entrevistado, configura novo abuso?
Arritmia, toxoplasmose e até uso de sonda: doenças graves dos presos do 8/1
Alunos no Brasil regridem em desempenho do 6º ao 9º ano do ensino fundamental