• Carregando...
Rodrigo Dolenga, Leon, Raul e Luiz Buchmann (da esquerda para direita) e a Francesinha: manobreira também será usada | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Rodrigo Dolenga, Leon, Raul e Luiz Buchmann (da esquerda para direita) e a Francesinha: manobreira também será usada| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Pré-reserva

A ABPF-PR já colocou em seu site um link para que as pessoas possam fazer a pré-reserva dos bilhetes que não devem custar mais que R$ 10. O passeio ocorrerá nos fins de semana e feriados. Já existem 6 mil pré-inscrições. Para fazer sua pré-reserva acesse: http://abpf-pr.blogspot.com.br/

R$ 180

é o valor necessário para ajudar o projeto Trem Cultural da ABPF-PR. As pessoas que fizerem doações ganharão, no dia da inauguração do passeio, quatro passagens e uma medalha com a impressão 11 na frente e, atrás, o número de série da maria-fumaça.

Uma relíquia de 1884, que está em restauro em Santa Catarina, chegará a Curitiba em setembro para inaugurar uma nova atração turística: o passeio na locomotiva 11, uma maria-fumaça tipo Baldwin, fabricada nos Estados Unidos e que faz parte do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). A máquina só voltará aos trilhos graças ao trabalho braçal e ao esforço do grupo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) do Paraná, que atua em mais sete cidades do país.

O trajeto inicialmente percorrido pela maria-fumaça será curto: cerca de três quilômetros, partindo da estação ferroviária que existe atrás da rodoviária, e com duração de meia hora. Mas a ideia, segundo os idealizadores do projeto, é levar as pessoas a um passeio para que curtam as locomotivas e carros (vagões de passageiros) antigos e não necessariamente a paisagem.

"A intenção é estender um pouco mais o passeio, no ano que vem, até Pinhais", adianta o diretor de marketing da ABPF, Leon Henrique Pereira. Durante o trajeto, os passageiros conhecerão a história da extinta RFFSA e dos prédios das redondezas. As informações serão repassadas em português e em inglês.

Chegada festiva

A chegada da maria-fumaça à capital paranaense promete ser um grande espetáculo, com direito à peça teatral de Lala Schneider e uma arquibancada montada dentro da garagem para capacidade de 300 pessoas. "Temos um acervo de cerca de 800 peças. Elas foram doadas por colecionadores e antigos ferroviários. São elas que irão formar parte do museu que funcionará na entrada do passeio", conta o diretor-regional da ABPF do Paraná, Raul Carneiro Neto. Aliás, a compra da passagem será em uma réplica de estação com relógios e sinos originais e os bilhetes serão furados com um picotador que era usado em uma estação da Lapa.

Além da maria-fumaça, os passeios poderão ser feitos com a locomotiva apelidada carinhosamente de Francesinha, restaurada recentemente pela ABPF-PR. Trata-se de uma manobreira (foto) fabricada na França em 1952 e que funcionava no pátio da Votorantin e foi doada à organização. Para completar, quem é louco por trens poderá, no vagão-maquete, conduzir um trem em um simulador e levar para casa a gravação. Na garagem, as locomotivas mais antigas que ainda serão restauradas, como a Hilda, um auto de linha de 1919, e uma Kombi adaptada com rodas de trem que transportava funcionários da rede, ficarão em exposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]