• Carregando...

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação.

O que é o CPC?

Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador que afere a qualidade do corpo docente, infraestrutura da instituição, recursos didáticos e outros elementos, segundo critérios da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). O indicador tem gradações entre 1 e 5, sendo as médias 1 e 2 consideradas insatisfatórias.

27 cursos de Medicina do país receberam conceito insatisfatório

Luan Galani, com Folhapress

Do total de 154 cursos de medicina avaliados pelo MEC (Ministério da Educação) no ano passado, 27 (17,5%) receberam nota 2 no CPC. A relação das notas de cursos e instituições de ensino superior do país, públicas e privadas, foi divulgada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União. Também foram analisadas graduações como odontologia, enfermagem e educação física.

Entre os 27 cursos com desempenho ruim, cinco estão em universidades federais, segundo a portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São elas: Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Campina Grande.

Ao todo, 90 cursos receberam conceito 3 e 34 registraram nota 4. Nenhuma graduação obteve conceito 5. Outras 3 aparecem como "sem conceito". Nesses casos, são cursos recém-abertos, que ainda não completaram um ciclo de avaliação e, portanto, não recebem nota. De acordo com o censo do ensino superior mais recente, o país possui 206 cursos de medicina.

Dos nove cursos de Medicina do Paraná avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2013, apenas o curso da Faculdade Evangélica, em Curitiba, recebeu nota insatisfatória no indicador CPC (veja o box ao lado), que mede a qualidade da infraestrutura e do corpo docente, por exemplo. Segundo a relação das notas divulgadas em Diário Oficial da União nesta quinta-feira (18), o curso da Evangélica recebeu a nota 2. Já dos 13 cursos de Odontologia espalhados pelo estado, somente 2 obtiveram índices insatisfatórios: da Faculdades Integradas dos Campos Gerais e da Universidade Paranaense em Cascavel. Ambas receberam nota 2.

Por meio de nota, a Faculdade Evangélica do Paraná explica que recebeu no período de 5 a 7 de novembro deste ano a Comissão Avaliadora do Ministério da Educação (MEC), que avaliou o curso de Medicina com nota final 4, de uma escala de 0 a 5. A assessoria de imprensa da instituição ressalta que a faculdade vem realizando melhorias para assegurar uma formação médica de alto nível. A reportagem não conseguiu localizar representantes das instituições que tiveram os cursos de Odontologia considerados insatisfatórios até as 18h30 desta quinta.

De acordo com o MEC, aquelas faculdades ou universidades que obtiveram índices insuficientes irão sofrer medidas cautelares, como será anunciado oficialmente nesta sexta-feira (19). Pode acontecer desde a suspensão de novos vestibulares até a assinatura de um termo de saneamento de deficiência.

A comparação entre os próprios cursos de Medicina e Odontologia e um posterior ranqueamento só será possível nesta sexta, quando o Inep divulgar a tabela completa das notas que cada entidade recebeu.

Desempenho

Veja as notas obtidas no Enade e no CPC, respectivamente, pelos cursos de Medicina e Odontologia do PR, segundo avaliação do Inep:

Medicina-Universidade Estadual de Londrina: 5 e 4-Universidade Estadual do Oeste do Paraná: 5 e 4-Universidade Positivo: 5 e 4-Universidade Estadual de Maringá: 5 e 4-Pontifícia Universidade Católica do Paraná: 4 e 3-Universidade Federal do Paraná: 4 e 3-Faculdade Assis Gurcacz: 3 e 3-Faculdade Evangélica do Paraná: 3 e 2 (nota insuficiente no CPC)-Faculdade Ingá: sem notas*

*Foi avaliada pela primeira em 2013 e, por isso, não recebe nota por não ter base de comparação com anos anteriores.

Odontologia-Universidade Estadual de Londrina: 4 e 4-Pontifícia Universidade Católica do Paraná: 3 e 4-Universidade Norte do Paraná: 2 e 3-Universidade Paranaense em Cascavel: 2 e 2 (nota insuficiente no CPC)-Universidade Paranaense em Umuarama: 3 e 3-Universidade Tuiuti do Paraná: 3 e 3-Universidade Federal do Paraná: 4 e 4-Universidade Estadual do Oeste do Paraná: 4 e 4-Universidade Estadual de Ponta Grossa: 4 e 4-Universidade Positivo: 3 e 4-Centro Universitário de Maringá: 3 e 4-Faculdade Ingá: 2 e 4-Faculdades Integradas dos Campos Gerais: 2 e 2 (nota insuficiente no CPC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]