• Carregando...

Os cursos de reciclagem - para os motoristas que tiveram a carteira de habilitação suspensa - poderão ser feitos também nas autoescolas, a partir de fevereiro, no Paraná. Atualmente, os condutores paranaenses podem fazer a reciclagem somente em uma das 45 unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) espalhadas pelo estado.

A medida deve diminuir as filas de espera para fazer o curso. De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, a autoescola que tiver interesse em oferecer o curso deve pedir o credenciamento ao órgão. O Detran irá analisar cada caso e decidir se autoriza ou não. A previsão do órgão é de que os primeiros centros de formação de condutores estarão habilitados em fevereiro.

Os motoristas poderão continuar a fazer o curso diretamente no Detran. A partir de fevereiro, o custo do curso no Detran será de R$ 88,74 – atualmente custa R$ 65,24. O órgão não irá estabelecer o preço da reciclagem nas autoescolas. A dica será pesquisar quais empresas oferecem os melhores valores.

Quanto à presença dos motoristas nos cursos de reciclagem das autoescolas, o Detran afirma que será rigoroso na fiscalização. Registros das impressões digitais (biometria) serão feitos no início e no fim das aulas - assim como ocorre no caso da primeira habilitação.

A novidade será que "biometrias extraordinárias" serão feitas nos intervalos das aulas. As pessoas serão sorteadas aleatoriamente pelo sistema do Detran para cadastrar a impressão digital.

As autoescolas também terão que filmar as aulas, arquivar as imagens e enviá-las para o Detran sempre que for solicitado.

Outra preocupação do órgão é sobre a qualidade dos cursos. O Detran irá treinar os instrutores dos centros de formação de condutores, promoverá workshops a partir de março e fará análises do material didático das autoescolas.

De acordo com o Detran, o curso de reciclagem tem duração de 30 horas/aula. Os módulos são legislação de trânsito (12 h/a), direção defensiva (8 h/a), relacionamento interpessoal (6 h/a) e noções de primeiros socorros (4 h/a).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]