• Carregando...

O Ministério de Minas e Energia divulgou nota nesta segunda-feira (16) confirmando que o apagão de energia que deixou 18 estados sem luz na última terça-feira (10) foi provocado por curtos-circuitos. O ministro Edison Lobão já havia afirmado na semana passada que uma grande descarga atmosférica teria provocado curtos-circuitos na subestação de Itaberá, em São Paulo.

"Tanto o operador, como Furnas, como todos chegaram à conclusão de que o que aconteceu foram descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá, em São Paulo, o que provocou um curto-circuito em três circuitos que levam as linhas de transmissão de Itaipu para Itaberá", explicou Lobão em entrevista coletiva na quarta-feira (11), um dia depois do apagão.

De acordo com a nota divulgada nesta tarde, os curtos provocaram o desligamento de três linhas de alta tensão que transportavam energia da usina de Itaipu e do sistema Sul. A nota reafirma que o incidente foi causado por chuvas e ventos intensos. Segundo o ministério, com a perda da usina de Itaipu e do fornecimento da região Sul, outras usinas também foram desligadas automaticamente na região Sudeste -a mais afetada.

O ministério afirma ainda que, por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um grupo de trabalho foi criado para acompanhar os estudos e as análises das causas do blecaute, assim como propor medidas que aumentem o grau de segurança do sistema de fornecimento de energia. A nota reitera também que aqueles que tiveram aparelhos elétricos danificados durante o apagão poderão solicitar o ressarcimento do prejuízo às concessionárias locais de distribuição, no prazo de 90 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]