• Carregando...

Brasília – O documento intitulado "Quadro de Indícios – Beneficiários dos recursos repassados", entregue pela CPI ao Ministério Público e à PF, é a conclusão do cruzamento da relação de funcionários da Câmara com os registros de presença na agência do Rural em Brasília e os saques do valerioduto. Considerada uma espécie de "repescagem" das investigações iniciais, a lista analisa saques em 68 datas situadas entre os dias 21 de janeiro de 2003 e 29 de dezembro de 2004. Além dos sete assessores ligados aos deputados sobre os quais a comissão solicitou investigação, outros 13 servidores da Câmara estiveram na agência em datas coincidentes com saques. "Não é possível que tanta gente vá num lugar onde ninguém vai exatamente nos dias de saques", disse o relator Osmar Serraglio.

Na maior parte das datas analisadas no documento, estava na agência do Rural a gerente financeira da SMPB, Simone Vasconcelos, que confessou à CPI ter sido a responsável pela entrega dos recursos a representantes de deputados. Eunício Oliveira, que se encontra nos Estados Unidos, disse por telefone que Cláudia Morais trabalhou em seu gabinete a pedido do ex-deputado Paes de Andrade (PMDB-CE), sogro do ex-ministro.

Eunício assumiu o Ministério das Comunicações em fevereiro de 2004, quando a servidora foi transferida para o gabinete do peemedebista deputado Mauro Benevides, também do Ceará. Cláudia é ex-mulher do cirurgião-dentista Yassukazu Aoe, que teria conta no Banco Rural, segundo a assessoria do ex-ministro. Cláudia e Aoe não foram localizados no feriado.

Luiz Piauhylino apresentou atas de reuniões do condomínio de um edifício em Brasília, demonstrando que, entre 2002 e 2005, o servidor Airon Vasconcelos foi síndico do prédio e nessa condição movimentava a conta 60745-6 naquela agência do Rural. Também apresentou declaração assinada por Airon Vasconcelos no dia 26 de julho de 2005, e registrada em cartório dois dias depois, afirmando que frequentava a agência na condição de síndico do edifício e que nunca tratou, no Rural "de qualquer assunto referente ao deputado Luiz Piauhylino."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]