• Carregando...
O estilista Ronaldo Fraga abusou das estampas e das formas geométricas em sua nova coleção | Agência Foto Site
O estilista Ronaldo Fraga abusou das estampas e das formas geométricas em sua nova coleção| Foto: Agência Foto Site

A 34.ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que começou ontem e vai até a próxima quinta-feira, inaugura um novo calendário da moda brasileira, antecipando as coleções de inverno (antes em janeiro) para outubro/novembro e de verão (antes em junho) para março/abril. O objetivo é aumentar o intervalo entre o lançamento e a chegada das peças ao varejo, o que permitirá um melhor planejamento e maior competitividade ao setor.

"A partir da mudança, a indústria da moda terá prazos mais alongados de produção e entrega. Os riscos, que até agora eram assumidos exclusivamente pelos criadores, serão compartilhados por toda a cadeia. As empresas poderão trabalhar com uma programação mais acertada e garantir uma entrega mais eficiente", diz Paulo Borges, diretor criativo da SPFW.

A mudança, no entanto, coincidiu com a realização da Bienal, no Parque do Ibirapuera, o que fez o evento se mudar para o Parque Villa Lobos. O espaço foi todo adaptado para o evento, com cenografia assinada pelo multiartista Felipe Morozini.

E por falar em roupa

No primeiro dia de desfiles, a reafirmação de que não é mais o mercado quem dita o que vai se usar. São as ruas. E os estilistas vão estudando o comportamento dos consumidores para saber do que eles gostam ou o que vai empolgá-los.

Ronaldo Fraga, por exemplo, recorreu ao autor mineiro Paulo Marques de Oliveira, que em seu livro Ô Fim do Cem, Fim... tentou explicar e registrar os fundamentos do mundo por meio de escrita e desenhos. Seus escritos, que lembram os trabalhos de Arthur Bispo do Rosário e do Profeta Gentileza, viraram estamparia e bordados na arte de Fraga, também mineiro. Des­­taque para as formas secas, com volumes pontuais e delicado trabalho visual.

A Têca, por sua vez, se inspirou na Inglaterra dos anos 1960, com sua moda de formas secas, e nos campos de caça. Isso foi traduzido em uma coleção de muito couro matelassado (efeito de costura quadriculado), estampado e metalizado. O dia teve ainda desfiles da Osklen, Fause Haten, Tufi Duek, Triton e Ellus.

Hoje, desfilam João Pi­­menta, Uma, Samuel Cirnansck, Lino Villaventura e Colcci.

A jornalista viajou a convite do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]