• Carregando...

Em 1989 eram pouco mais de 100 visitantes, 250 experimentos, 15 empresas participantes e apenas um dia de programação. Hoje, 17 anos depois, o que era apenas um dia de campo transformou-se em um dos maiores eventos de tecnologia agrícola e pecuária do país, o Show Rural Coopavel. Para a edição 2006, de 13 a 17 de fevereiro, estão sendo preparadas 5 mil parcelas experimentais, com a participação de 250 empresas. A expectativa da organização é receber um público de até 150 mil visitantes, a grande maioria de produtores interessados nas tendências da pesquisa, indústria de máquinas e implementos e insumos utilizados no campo.

Sem atrações artísticas e de entretenimento, o Show Rural é um evento focado exclusivamente na difusão de tecnologia. A proposta é apresentar e discutir de uma maneira prática, com produtores, técnicos e pesquisados, os avanços, problemas e desafios do setor. Tudo o que for demonstrado também poderá ser testado ou então constado durante o evento. Numa área de 62 hectares, às margens da BR-277, em Cascavel (Oeste) será possível conferir e participar de dinâmicas de campo, assim como verificar o desempenho de novas variedades, como o milho e a soja, que foram cultivadas dentro do parque de exposições, especialmente para o Show Rural.

Na avaliação de Dilvo Grolli, presidente da cooperativa Coopavel, a exposição se consolida não somente como um instrumento de difusão, mas também de transferência de tecnologia. Esse processo, explica, acontece ao longo do ano, quando os técnicos da cooperativa e de outras empresas de assistência e extensão rural dão suporte à implantação das novidades apresentadas durante evento na propriedade rural. "Aqui ele (o produtor) tem visão do que vai plantar, de novos instrumentos e conceitos da agricultura, pecuária e do agronegócio."

Num momento em que o setor enfrenta dificuldades, prejudicado por um ano ruim e de prejuízos, o dirigente acredita que o Show Rural é uma oportunidade: "o produtor rural pode superar os problemas com produtividade, que só se alcança com investimento em tecnologia", disse Grolli ao falar da importância e a "contribuição" dentro de um contexto macro de recuperação das perdas registradas pelo campo em 2005.

No ano passado visitaram o local 180 mil pessoas. Para a edição 2006 a organização trabalha com uma previsão de até 20% menor. A justificativa dos organizadores é que está se buscando um público cada vez mais qualificado dentro da proposta de um evento de tecnologia.

Versão em vídeo: Show de tecnologia agrícola em Cascavel

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]