• Carregando...
O Ifet de Paranaguá, que oferece cursos de Aqüicultura, Logística e Informática, é um dos que funcionam no Paraná | Divulgação
O Ifet de Paranaguá, que oferece cursos de Aqüicultura, Logística e Informática, é um dos que funcionam no Paraná| Foto: Divulgação

O cronograma de implantação das seis escolas técnicas federais no Paraná deve demorar até 2010 para ser cumprido. Das seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) previstas inicialmente para serem construídas no interior do Paraná, apenas duas já iniciaram seu ano letivo. As outras quatro aguardam o cumprimento de requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou a doação por parte das prefeituras de terrenos, imóveis e infra-estrutura básica.

A unidade de Paranaguá, no litoral do estado, foi a primeira escola a iniciar a suas atividades, em julho deste ano. Segundo o professor Irapuru Flórido, diretor da unidade, a agilidade na adaptação de um imóvel que fica no bairro Porto Seguro, doado pela Fundação Educacional, Cultural e Tecnológica de Paranaguá (Funtec), foi fundamental para que a escola pudesse iniciar suas atividades ainda neste ano. Em Paranaguá são oferecidos os cursos de Aqüicultura, Logística e Informática. Em cada um dos cursos estão matriculados 40 alunos.

A segunda unidade pronta e com o ano letivo iniciado desde setembro fica em Foz do Iguaçu, onde uma parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu garantiu a instalação do curso de Aqüicultura, com 40 alunos.

No papel

A realidade das outras quatro unidades anunciadas em julho de 2007 em Telêmaco Borba, Jacarezinho, Umuarama e Paranavaí ainda não passa de um projeto. Segundo o diretor da Escola Técnica Federal da Universidade Federal do Paraná, professor Alípio Leal Neto, nessas cidades a implantação das unidades ainda aguarda a cessão de terrenos para a construção ou de imóveis para a instalação dos Ifets. "A previsão é de que essas unidades fiquem prontas dentro de 11 meses, mas o início das aulas vai ficar somente para 2010", afirma o diretor.

A sétima unidade do Ifet fica em Londrina e já está pronta para receber os alunos a partir de 2009. Serão oferecidos cursos ligados à área de saúde. A escola terá capacidade para atender mil alunos nos cursos de Prótese Dentária, Higiene Dental, Enfermagem, Massoterapia e Radiologia.

Também para o ano quem vem, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do governo federal, prevê a implantação da oitava unidade do Ifet em Curitiba, que iria absorver os alunos da escola técnica da UFPR e atender cerca de 4, 5 mil alunos.

De acordo com o professor Alípio Leal, a proposta para 2010 também é expandir as unidades pelo interior do estado, com a criação de campus integrados a outras escolas que gradativamente possam ser tornar institutos autônomos. A intenção é a implantar um campus na região Central do estado, provavelmente em Ivaiporã ou Pitanga, e outro em Irati, no Centro-Sul. O mesmo pode acontecer com Santo Antônio da Platina, que inicialmente abrigaria a escola técnica no Norte Pioneiro, mas foi preterida por Jacarezinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]