• Carregando...

Serviço

Desfile oficial

1º de março.

A partir das 18 horas. Gratuito.

Garibaldis e Sacis

9, 16 e 23 de fevereiro.

Das 14 h às 19 horas. Gratuito.

Curitiba Rock Carnival

De 1º a 3 de março. Das 13 h às 22 horas. Gratuito.

Carnavalescos de hoje celebraram um novo momento e foliões de antigamente tiraram a fantasia do baú com a notícia: após mais de uma década na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, o carnaval de Curitiba volta à Marechal Deodoro, no dia 1.º de março. A rua central, palco de memoráveis folguedos nos anos 70, 80 e 90, também vai receber o bloco Garibaldis e Sacis, nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro.

O trajeto do desfile oficial será entre as Ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano. Uma arquibancada ficará ao lado esquerdo da avenida. Polícia Militar, Guarda Municipal e uma empresa particular serão responsáveis pela segurança. Cerca de 25 mil pessoas serão esperadas para o dia 1.º de março, em que oito escolas vão desfilar. "Estamos muito felizes com essa notícia", disse um membro da escola Acadêmicos da Realeza. "A felicidade pela volta à Marechal é de todos", afirmou um representante da Embaixadores da Alegria. "Só tenho a agradecer", completou um carnavalesco da Mocidade Azul.

De acordo com Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, foram oito meses de estudos até bater o martelo. Houve conversas com moradores e comerciantes da Marechal Deodoro e reuniões com diversas secretarias para "tentar reduzir o impacto" da mudança.

Devolver o carnaval ao coração da cidade faz parte do projeto Centro Vivo, idealizado pela FCC com o objetivo de reocupar a região central. "O carnaval de Curitiba foi vítima de um preconceito equivocado. Agora, o poder público o reconhece. Queremos que as pessoas de todos os bairros, classes e estilos se encontrem no Centro da cidade", afirmou Cordiolli.

Pré-Carnaval

Ao completar 15 anos, o cortejo de pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacis – que ano passado levou 7 mil pessoas a um dos desfiles no Largo da Ordem – entra oficialmente na programação do carnaval de Curitiba. "Fora o saudosismo, o importante é participar das discussões. Éramos nenéns, agora somos adolescentezinhos safados que sentam à mesa para negociar", brincou ao seu estilo Itaércio Rocha, um dos idealizadores do bloco. No primeiro desfile, os Garibaldis terão o acompanhamento da Orquestra Contemporânea de Olinda. O motivo da mudança, de acordo com a FCC foi o espaço físico. "Estávamos no limite", disse Cordiolli.

Outra novidade é em relação ao Psychocarnival, agora englobado pelo Curitiba Rock Carnival, evento que acontecerá no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, em frente à Praça Eufrásio Correa. Vinte e uma bandas se apresentarão entre os dias 1.º e 3 de março. As britânicas Sharks e King Kurt são as atrações internacionais. As locais Beijo AA Força e Pelebrói Não Sei também estão no line up. Como parte do carnaval alternativo, a Zumbie Walk está confirmada, e acontece no dia 2 de março. Uma mostra de filmes de terror completa a programação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]