• Carregando...

Um ritmo diferenteNa abertura do fórum em Londrina, na última quarta-feira, os participantes foram surpreendidos com uma apresentação diferente do Hino Nacional. Em vez da melodia tradicional, o hino mesclou diversos ritmos brasileiros, com instrumentos como berimbau e sanfona, ao mesmo tempo em que eram mostradas imagens de danças típicas. No fim da apresentação, uma demorada salva de palmas mostrou que a novidade foi aprovada.

Além dos encontrosO presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, aproveitou a abertura da segunda etapa do Fórum para elogiar o trabalho da imprensa na divulgação do evento. "É o trabalho da imprensa, em especial o dos veículos da RPC, que leva para além deste local os debates e permite que todos os paranaenses participem da discussão", disse ele. A Fiep é uma das 11 instituições que apóiam a organização do evento.

Futuro institucional é previsívelPara o prefeito Sílvio Barros, que será anfitrião da terceira etapa do fórum, no próximo dia 11, em Maringá, o futuro é previsível. Pelo menos o futuro institucional. "O porvir individual não há como prever", disse Barros, na abertura da segunda etapa do fórum, em Londrina. "Mas o futuro institucional, aquele que se refere a um país ou estado, por exemplo, depende das ações que tomamos hoje. Se agirmos corretamente, saberemos o futuro que nos espera."

Sorteio no fim do diaAo fim dos debates da segunda etapa do Fórum Futuro 10 Paraná, a Tim, a Caixa Econômica Celular e o provedor de internet Onda – apoiadores do evento – sortearam brindes entre os participantes que preencheram cupons na entrada do Centro de Eventos de Londrina. A Tim sorteou dois telefones celulares com câmera fotográfica. A Caixa Econômica Federal entregou dois kits para churrasco e o Onda, duas webcams, dois DVDs e um ano de assinatura grátis para duas pessoas.

Da esperança à realidade

* Projeto – O objetivo principal do Fórum Futuro 10 Paraná é construir um amplo projeto de desenvolvimento que contemple as demandas de todas as regiões do estado.

* Esperança – Durante cada uma das oito etapas regionais, as lideranças locais vão identificar as fortaleza de cada região, em 11 temas diferentes. Serão estabelecidos sonhos em cada uma dessas áreas e ações para conseguir realizá-los. "O sonho mobiliza e dá esperança. Se a gente acredita que o sonho pode ser realizado, encontramos a força para fazer acontecer", afirma Ilma Barros.

* Democracia – Uma das constatações mais positivas durante as duas etapas do fórum foi que, apesar das diferenças das pessoas que compunham as mesas, os sonhos individuais eram os mesmos do coletivo. Empresários sentaram ao lado de donas de casa, pequenos produtores rurais e artesãos para discutir, de maneira democrática, assuntos de interesse comum. No final, eles descobriram que, apesar da diversidade de condições, as aspirações de todos eram muito parecidas.

* Plano comum – Uma das grandes contribuições do fórum foi mostrar para as pessoas que todos compartilham os mesmo objetivos. Todos os sonhos serão reunidos em um único projeto, que reunirá em um documento as contribuições que cada uma das regiões pode dar para o construção do futuro do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]