• Carregando...
 |
| Foto:

Horários em que todos os táxis devem circular:

Segunda-feira: das 5h às 9h e das 17h às 20h.

Terça a quinta-feira: das 7h às 9h e das 17h às 20h.

Sexta-feira: das 7h ás 9h e das 17h às 21h30.

Fins de semana e feriados: Não há previsão de horário de pico. A Urbs,porém, pode estabelecer escalas extras sempre que julgar necessário.

Recadastramento começa na quinta

O recadastramento dos permissionários de táxi de Curitiba começa a ser feito a partir desta quinta-feira (15). Os 2.252 permissionários (autônomos e pessoas jurídicas) terão até o dia 14 de outubro para ir até o prédio central da Urbs, na Rodoviária, e comprovar que atendem a todos os requisitos para receber a autorização pelo serviço.

Leia a matéria completa.

Autorizações podem ser cassadas

O novo decreto prevê novas formas de cassação além das já existentes. São elas:

- Por violação de taxímetro ou aparelho registrador;

- Realização de transporte remunerado com veículo não licenciado para este fim;

- Agressão física ou verbal a usuário, agente administrativo ou de fiscalização;

- Condução do veículo sob influência de bebida alcoólica ou entorpecente.

O decreto que estabelece a nova regulamentação dos táxis de Curitiba foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) nesta terça-feira (13). A partir de agora, 100% dos táxis da capital dão obrigados a circular nos horários de pico [veja box]; 70% da frota deve trabalhar aos sábados, domingos e feriados e todos os táxis precisam cumprir tempo mínimo de 12 horas por dia de operação. As 12 horas podem ser divididas entre o autorizatário (quem recebe a autorização) e no máximo outros dois funcionários.

INFOGRÁFICO: Gazeta percorreu diferentes rotas para testar a agilidade do serviço de táxis

A obrigatoriedade de toda a frota operar nos horários de pico já estava no decreto assinado no fim do ano passado pelo ex-prefeito Luciano Ducci. A Urbs, porém, admitiu que a fiscalização do cumprimento dessa norma é complicada. O órgão aposta que o controle será mais efetivo quando forem instalados sistemas de biometria nos carros.

Com esse sistema, os motoristas serão reconhecidos por impressão digital toda vez que liberarem o taxímetro ou cobrarem uma corrida. O sistema vai gerar relatórios com os horários de cada um deles. O modelo está sendo testado atualmente e ainda não há previsão de quando vai começar a funcionar.

Autorizações

Os donos de táxi com permissão para operar o serviço vão ter que comprovar uma série de pontos para receberem a autorização oficial pela Urbs. Isso vai acontecer a partir de um recadastramento que começa a ser feito nesta quinta-feira (15).

Além do recadastramento, a Urbs deve lançar, ainda esta semana, uma licitação para 750 novas placas de táxi. Elas devem ficar nas mãos dos taxistas colaboradores (aqueles que não detêm concessão do serviço) que estão na atividade há mais tempo e de forma ininterrupta. A expectativa é de que os novos veículos estejam rodando entre o fim deste ano e o início de 2014.

Em qualquer um dos jeitos (por recadastramento ou por licitação), as autorizações terão validade de 35 anos prorrogáveis por mais 15. Em caso de transferência de autorização, o novo beneficiário poderá prestar o serviço apenas pelo tempo que faltar para cumprir o prazo.Táxis especiais

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]