• Carregando...

A Secretaria de Saúde de Curitiba tornará mais fácil o ingresso de médicos no Programa Saúde da Família (PSF). Um decreto, que será assinado na quinta-feira, permitirá que qualquer unidade básica de saúde possa abrigar equipes do PSF. Com a medida, o médico poderá ser enquadrado como médico generalista para trabalhar 20 horas semanais na equipe do Saúde da Família. Antes, só era permitido ao médico atuar pelo programa 40 horas por semana.

"Com isso, devemos facilitar o ingresso de novos profissionais no PSF e ampliar o número de equipes na cidade", salienta o diretor da Atenção Primária da secretaria, Paulo Poli Neto. Em abril, essa medida já terá resultado em 44 novas equipes do PSF em nove unidades de saúde.

Atualmente, a capital do estado tem 185 equipes em 55 unidades. As unidades que já aderiram ao novo modelo são Ouvidor Pardinho, Mãe Curitibana, Camargo, Santa Quitéria, Bairro Alto, Nossa Senhora da Luz, Oswaldo Cruz, Eucaliptos e Concórdia.

"Um médico generalista atuando pelo PSF poderá atender qualquer tipo de paciente, de forma próxima e rápida. O médico estará mais perto do paciente, realizando visitas aos moradores. Dessa forma, teremos um melhor atendimento básico em toda a cidade", ressalta Poli Neto.

Morador de rua

O decreto também irá determinar que quatro equipes de saúde básica realizem atendimento aos quase 4 mil moradores de rua da capital. "Essa medida deve começar a ser colocada em prática em maio", informa o diretor da secretaria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]