i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Amazonas

Defensoria Pública notifica comerciantes sobre racismo no termo Black Friday

  • PorEstadão Conteúdo
  • 05/11/2020 21:36
Black Friday é termo utilizado pelo comércio nas promoções de novembro
Black Friday é termo utilizado pelo comércio nas promoções de novembro| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo / Arquivo

A Defensoria Pública do Amazonas está recomendando aos comerciantes do estado que substituam o termo "Black Friday" por "Semana Promocional" para se referir ao dia - ou semana - em que o varejo faz promoções no mês de novembro. O órgão informou que a orientação busca promover o "respeito às comunidades afrodescendentes".

Um ofício assinado pelos defensores Christiano Pinheiro e Leonardo Aguiar foi encaminhado nesta quarta-feira (4) à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL) e à Associação Comercial do Amazonas (ACA). As entidades têm cinco dias para apresentar uma resposta.

No documento, os defensores argumentam que o termo "Black Friday", que em português significa "sexta-feira preta" ou "sexta-feira negra", carrega conotação racista implícita em razão de uma suposta correlação entre produtos com descontos e a cor da pele.

"Como se a cor significasse algo com valor diminuído", explica a Defensoria. "A palavra preto (black), independentemente da língua ou vernáculo na qual é articulada, é utilizada de forma pejorativa, empregada no menosprezo a uma raça inferiorizada pela intolerância e subjugo histórico", diz um trecho da recomendação.

Os defensores também argumentam que grandes empresas brasileiras baniram o termo em respeito a organizações de direitos civis e entidades representativas do movimento negro. O movimento ganhou força após o Grupo Boticário anunciar que não usará a expressão em 2020 como iniciativa para combater o racismo e promover a igualdade racial.

A recomendação da Defensoria do Amazonas aponta ainda que, historicamente, a expressão "sexta-feira negra" costumava ser usada para se referir a eventos ruins como calamidades e crises.

"Os termos negro, escuro, preto são utilizados de forma depreciativa, fazendo referência a situações negativas e indesejáveis, tais como: peste negra (black plague), a coisa está preta, o lado negro da força (the dark side of), coisa de preto (black thing), tinha que ser preto, serviço de preto (black service), mercado negro (black market), não sou tuas negas, denegrir (denigrate), magia negra (black magic), lista negra (the black list), ovelha negra (black sheep), Dark Web", afirma o documento.

Queima de estoque

Reportagem do Estadão Verifica explicou as possíveis origens do termo "Black Friday". De acordo com a publicação, 'não há evidências' de que a expressão tenha cunho racista. Nos Estados Unidos, onde surgiu, a expressão batiza a sexta-feira após feriado de Ação de Graças, quando é feita uma queima de estoques para que se inicie a temporada de compras para o Natal.

Embora não haja uma única explicação para a origem do nome, 'não há ligação comprovada com a escravidão'. "A relação entre Black Friday e escravidão virou uma lenda urbana e já foi desmentida sucessivas vezes por veículos como BBC (2014), Washington Examiner (2018), History Channel (2018), AFP (2019) e The Telegraph (2019)", mostrou o Verifica.

Na avaliação dos defensores do Amazonas, no entanto, há diferença entre os contextos brasileiro e americano. "Nos Estados Unidos da América o termo Black Friday é utilizado um dia após o Dia de Ação de Graças, com uma representatividade comercial local, o que torna a utilização do termo fora de contexto no Brasil, com uma conotação de discriminação racial, ao dizer que o dia preto é promocional", avaliam.

76 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 76 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Poliana dos Santos Martins

    ± 0 minutos

    Meu Deus! Gente, juro por Deus que não suporto mais esse tipo de lacração! Todo dia é uma imbecilidade nova! Acaba logo mundão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      Poliana dos Santos Martins

      ± 0 minutos

      Meu Deus! Gente, juro por Deus que não suporto mais esse tipo de lacração! Todo dia é uma imbecilidade nova! Acaba logo mundão!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marilena lopes cavalheiro

        07/11/2020 20:46:24

        Era só o que faltava! Com tantas coisas mais sérias para a Defensoria se preocupar e vem agora com esta ridícula “censura”

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          David

          07/11/2020 14:17:24

          Ridículo!! Ridículo e ridículo!!! O inimigo agora é o subjetivo, é a gramática, a língua, algo que você não pode materializar. Combate ao inimigo oculto, que só existe na cabeça de quem vê problema em tudo, até em anúncio de promoção.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • H

            Henrique Barros

            07/11/2020 10:44:23

            Sério isso? Esses senhores devem ganhar bem para defender uma causa besta como essa.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Ricardo DSR

              07/11/2020 1:34:47

              Pelo visto tá faltando serviço em uma certa repartição pública

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                SILESIO HORR

                07/11/2020 1:31:55

                Quanta imbecilidade. A coisa está realmente ficando preta!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Cético

                  07/11/2020 1:07:04

                  Não poderei usar meu cartão visa black (o mais top), e nem tomar um whisky Johnnie walkwer black label?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Dimas Horne de Deus

                    07/11/2020 0:28:03

                    Tá ridículo isso! Coisa de gente preconceituosa isso, deveriam ser presos!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Julio Carlos

                      07/11/2020 0:16:20

                      Mais um pouco e vão proibir a noite de ser escura...se a coisa continuar assim, caminharemos para um apartheid.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        eduardo pereira junior

                        06/11/2020 23:19:38

                        O pior é que esses "Defensores" recebem uma fortuna por mês dos contribuintes de impostos e usam o suor destes para essas idiotices.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Pahepi

                          06/11/2020 22:51:03

                          Está cada vez mais difícil conviver com esta geração "hiper sensível", a mediocridade chega ao mais alto grau do ridículo, até o famoso, saboroso e tradicional bolo de chocolate teve que mudar de nome.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            All Jr

                            06/11/2020 21:56:00

                            Deve tá faltando serviço por lá... pior que gostaria de saber que lei proíbe o termo “black friday”. Ôôôôô geração!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • T

                              TOATOA

                              06/11/2020 21:37:35

                              porque não tomas lá aonde que o sol não bate.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marcelo M

                                06/11/2020 20:59:20

                                Não tem NADA a ver com racismo, mas com controle da expressão e censura. É o maldito politicamente correto te cerceando e te censurando. A pior forma de censura é a autocensura, é isso que essa esquerda doente quer, todos capados na livre expressão e todos dedo-duros do próximo, prontos pra te denunciar. Lute por sua liberdade antes que seja tarde...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • R

                                  Regis Almeida

                                  07/11/2020 13:20:57

                                  Falou tudo, parabéns.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Alexandre Gouvea Santos

                                06/11/2020 20:20:19

                                Gente que não faz nada, tem tempo pra esse tipo de "trabalho".

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  LSB

                                  06/11/2020 20:18:49

                                  Olhem o tamanho da ignorância: " ‘A palavra preto (black), independentemente da língua ou vernáculo na qual é articulada, é utilizada de forma pejorativa, empregada no menosprezo a uma raça inferiorizada pela intolerância e subjugo histórico’, diz um trecho da recomendação.”..... independente da língua?!?? Será que até nos idiomas africanos a palavra “preto” é pejorativa??

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • C

                                    Cético

                                    07/11/2020 1:08:35

                                    Raça inferiorizada? A raça humana é uma só.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  anderson

                                  06/11/2020 20:18:42

                                  A esquerda se infiltrou em todas as esferas do poder público.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    LSB

                                    06/11/2020 20:15:33

                                    São ignorantes de pai, mãe e parteira. Como um comentarista já escreveu, nos EUA não se fala em estar “no vermelho ou no azul” para se referir a uma situação financeira, mas sim “vermelho” (prejuízo) e “preto” (lucro). Assim, a black friday é o dia q os balanços saem do vermelho para o “black”. De fato, no caso o termo “black” é positivo (ter lucro, ter sucesso). Só esses ignorantes - não sabendo a origem do termo e nem querendo ir estudar/pesquisar - “sacam” um interpretação de acordo com a ideologia esquerdista deles. IGNORANTES para dizer o mínimo!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • A

                                      Alexandre

                                      08/11/2020 4:24:18

                                      E esses mesmos "inteligentes" falam de peste negra como sendo algo de preconceito, e não da manifestação física da doença... Muita falta do que fazer na repartição mesmo...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Everaldo Basso

                                    06/11/2020 20:03:50

                                    O Marxismo cultural foi implantado com sucesso. O esquerdismo está encravado no judiciário de forma quase irreversível !!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • K

                                      Kátia Fraga

                                      06/11/2020 19:40:22

                                      E essa palhaçada é feita com dinheiro nosso...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        Dissenha

                                        06/11/2020 19:21:25

                                        Se os cidadãos queriam aparecer. Já conseguiram.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          LULA CACHACEIRO

                                          06/11/2020 19:06:37

                                          Deveriam acionar a defensoria pública por chamar de raça negra... Raça denota de bicho ou animal como cachorro... Logo está falando que negro é bicho...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            André

                                            06/11/2020 19:01:49

                                            fica escancarada a ignorância desse toscos... pesquisem como nasceu esse termo e verão que nada tem com etnia, raça, etc.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • R

                                              Regis Almeida

                                              07/11/2020 13:23:09

                                              Isso mesmo. Gente tenho vergonha de uns desocupados desses.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Ana Luiza

                                            06/11/2020 18:52:01

                                            O Estado serve para isso... complicar mais ainda!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Edson F Kovalski

                                              06/11/2020 17:42:10

                                              Já pensou.... sexta feira afro descendente.... já são burros....eu penso num dia excelente de fazer negocios...um dia bom...e não em nada depreciativo...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Araucária

                                                06/11/2020 17:40:27

                                                **** fazendo idiotices.... alguém explica para os asnos, que o termo tem relação com a noite.... esquerdopatia mata o sujeito pela burrice...tá loco...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  Sandra

                                                  06/11/2020 17:34:49

                                                  Meu Deus! O termo é utilizado há anos....onde vamos parar??

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    wilmar scoz

                                                    06/11/2020 17:09:02

                                                    Que bando de idiotas esses caras da defensoria pública. Eles encontram negativismo em tudo. São deprimentes e exploradores. Daqui a um tempo vão odiar a noite porque é escura. Como tem gente que ganha dinheiro com asneiras. As ideologias socialistas do param a mentes desse inúteis.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Meg Litton

                                                      06/11/2020 15:59:14

                                                      Caramba, só tem idiotas no judiciário brasileiro?!?!?!?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        Somente Verdades

                                                        06/11/2020 15:17:28

                                                        **** HAHAHAHAHAHAHAHA. Onde essa loucura vai parar ??

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          FABIO MAC

                                                          06/11/2020 14:51:41

                                                          procurando pelo em ovo....

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • I

                                                            Intruso

                                                            06/11/2020 14:39:43

                                                            Pelo visto o termo "ovelha negra" não pode mais ser dita.. Precisamos ser mais inteligentes para não misturarmos racismo com direito de expressão, censura..

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Afonso Celso Frega Beraldi

                                                              06/11/2020 14:34:32

                                                              Afrodescendente Friday. Fica melhor assim, seus racistas?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                CARLOS_PG_45

                                                                06/11/2020 15:10:14

                                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Francisco de Carvalho Costa Filho

                                                                  06/11/2020 13:59:04

                                                                  Estou cada vez mais preocupado com a condição de muitos amigos brancos, coitados não tem ninguém que os defendam , no nosso caso, os negros, os pardos, os índios , os deficientes, os lgbtqi... , estamos super protegidos chegando mesmos a cansar de tanta gente querendo pegar carona na luta que é só nossa. Vão caçar alguma coisa útil para fazer e nos deixem em paz.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Mike Hotel

                                                                    06/11/2020 13:30:35

                                                                    Imbecilidade chegando a níveis e contextos jamais vistos...

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • G

                                                                      Glaucio

                                                                      06/11/2020 12:58:47

                                                                      É muita falta do que fazer! Ignorantes

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.