• Carregando...

A Defesa Civil (DC) do Paraná emitiu nesta terça-feira um alerta para a queda nos índices de umidade relativa do ar para Curitiba e região para os próximos dois dias. De acordo com o comunicado, os números devem chegar aos 30% e até 20% de umidade em alguns pontos do estado, o que já caracterizaria o chamado "estado de alerta".

Para esta quarta-feira (6) os níveis devem ser ainda menores, caindo a números inferiores aos 20% registrados há alguns dias. O índice considerado normal pela DC é de em média 80% para a maioria das cidades paranaenses. Com a queda destes índices de umidade – que é a quantidade de vapor de água no ar - a população sente alguns sintomas característicos, como:

- complicações respiratórias, graças a mucosas ressecadas;- sangramento pelo nariz;- pele ressecada;- irritação dos olhos;- eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;- aumento no potencial de incêndio nas pastagens e florestas.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a queda na umidade foi motivada pela chegada de uma massa de ar seco (e frio) que está sobre o estado.

Para auxiliar a reduzir os efeitos dessa baixa umidade é recomendável:

- procurar manter, em casa ou no ambiente de trabalho, uma vasilha com água ou alguma toalha molhada para compensar a baixa umidade do ar;- ingerir bastante líquidos;- evitar aglomerações em ambientes fechados;- evitar a realização de exercícios físicos ou trabalhos forçados ao ar livre, no período das 10h às 16h;- utilizar, caso seja necessário, soro fisiológico para olhos e narinas;- sempre que perceber alguma anormalidade, não deixe de procurar assistência médica.

Em caso de incêndios, a Defesa Civil pede a ajuda da população para que o Corpo de Bombeiros seja acionada pelo telefone 193 ou na Força Verde, pelo telefone 0800-643-0304.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]