• Carregando...

Temporais e chuvas mais fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento moderadas podem atingir Curitiba e região metropolitana nas próximas horas desta quinta-feira (4) e durante toda a sexta (5). A previsão, divulgada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, também vale para outros pontos do Paraná, principalmente nas regiões Norte e Centro-Leste do estado.

A instabilidade no tempo, que acompanha a população paranaense há vários dias, deve prosseguir pelo menos até o fim de semana. De acordo com a Defesa Civil, bombeiros já estão a postos para eventuais alagamentos e outros eventos comuns em dias de chuvas fortes.

Segundo o meteorologista Marcelo Brauer Zaicovski, do Instituto Tecnológico Simepar, os níveis de chuva que já causaram estragos em Ponta Grossa e Maringá na tarde desta quinta estão dentro do esperado para esta época do ano. "Os registros desta chuvas acontecem por conta da constante ‘alimentação’ de umidade que chega ao Paraná, vinda do Paraguai, da Argentina e do Mato Grosso do Sul", comenta.

Outro fator de agravamento do quadro de instabilidade do tempo é a lenta passagem de uma frente fria, que encontra-se sobre o Oceano Atlântico, na altura do litoral da região Sul do Brasil. Em associação, a frente e a umidade acaba causando chuvas leves em alguns momentos, e chuvas mais fortes em outros, o que torna difícil a previsão precisa com antecedência.

Temperaturas

A alta concentração de umidade no ar também mantém as temperaturas na casa dos 30ºC em todo o estado nesta sexta. Em Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense, os termômetros oscilam entre 23ºC e 35ºC. No Litoral e em Londrina, o calor segue forte, com mínima de 20ºC e máxima de 33ºC. Em Curitiba e na cidade de Palmas, no Sul do estado, as temperaturas ficam entre 17ºC e 29ºC.

A partir de sábado (6), o deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste brasileiro diminui a instabilidade do tempo no Paraná. As chuvas e as temperaturas devem dar uma trégua a partir de domingo (7), segundo o Simepar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]