• Carregando...
O Parque Barigui, em Curitiba, ficou alagado após as fortes chuvas na capital | Henry Milléo/Gazeta do Povo
O Parque Barigui, em Curitiba, ficou alagado após as fortes chuvas na capital| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Após chuva, frio chegará com força no Paraná

Após a passagem de uma frente fria que chegou ao Paraná no domingo(3) e causou chuva contínua em todo o estado nesta segunda-feira (4), uma massa de ar polar chegará ao Sul do país nesta semana. A previsão é muito frio – talvez o mais intenso deste ano.

Leia a matéria completa.

Vento forte causa estragos em Araucária

Uma ventania que durou menos de 10 minutos causou estragos em todo o município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

O Posto de Saúde e a creche municipal da região tiveram vidros quebrados, alguns carros chegaram a ser empurrados com a força do vento e árvores caíram nas ruas.

Segundo a agente comunitária de saúde do posto, Aldineia Arantes, de 34 anos, o vento foi tão forte que pareceu um tornado. "Foi tudo muito rápido, como uma daquelas cenas que vemos em filme, como acontece em outros países. Teve casa que ficou totalmente destruída e, ao lado, uma que em que não aconteceu nada", conta.

Segundo a Copel, 2 mil casas ficaram sem luz por conta dos estragos, e pelo menos 10 postes foram derrubados com a força do vento. Não há informações de feridos.

  • A chuva provocou transtornos em diversas regiões de Curitiba e no interior do Paraná. Na capital, o Parque Barigui alagou
  • Trechos dos gramados do Parque Barigui, em Curitiba, ficaram alagados em virtude da chuva forte
  • Segundo o Simepar, só nesta segunda-feira (4) Curitiba já acumulou 60 mm de chuva – a média para todo o mês de junho é de cerca de 100mm. Na foto, o Parque Barigui alagado
  • O Parque Barigui foi um dos pontos da capital paranaense que ficaram alagados por causa das chuvas
  • Lixo acumulado no Parque Tingui, em Curitiba
  • O Parque Tingui, em Curitiba, também alagou após as fortes chuvas
  • Imagem registrada no Parque Tingui, em Curitiba, nesta segunda-feira (4)
  • Trechos de vias chegaram a ser interrompidos no Parque Tingui em virtude dos estragos causados pela chuva
  • A água tomou conta de vários trechos de grama do Parque Tingui, em Curitiba
  • O Rio Barigui transbordou no Parque Tingui, causando alagamento em diversos trechos do parque
  • Carros tiveram dificuldade de transitar nas proximidades do Parque Tingui em virtude dos alagamentos

A chuva causou estragos em todas as regiões do Paraná entre domingo (3) e esta segunda-feira (4). A Defesa Civil Estadual já contabilizou 1.816 pessoas afetadas em cheias de rios, destelhamentos e alagamentos registrados. Não houve pedido de situação de emergência nem há feridos. Há apenas três famílias desalojadas em Marmeleiro, no Sudoeste do estado.

A chuva contínua provocou estragos em diversas regiões da Grande Curitiba também. Milhares de residências estão sem energia elétrica, casas foram destelhadas, árvores caíram na rua, há estradas interditadas e famílias desalojadas em consequência da precipitação. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, só nesta segunda-feira Curitiba já acumulou 60 mm de chuva – a média para todo o mês de junho é de cerca de 100mm.

Em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, há aproximadamente 10 mil unidades consumidoras sem energia nesta noite. Durante a tarde, o número de usuários afetados chegou a 40 mil, segundo estimativa da Copel. A região norte (do bairro Atuba até Adrianópolis) é a mais afetada: durante a tarde havia 35 mil residências sem energia elétrica e, até as 21 horas, ainda eram registradas 7,3 mil unidades sem fornecimento.

Durante todo o dia, a Copel contabilizou mais de 88 mil unidades consumidoras que, alternadamente, ficaram sem energia por algum momento.

Estragos

No bairro Pilarzinho, em Curitiba, a Defesa Civil interditou 10 casas por riscos de deslizamentos. As residências ficam na Rua João Bonato e, segundo a prefeitura, as 50 pessoas que residiam no local foram instaladas na Escola Municipal Professor Lauro Esmanhoto. Não há previsão para a liberação das casas.

No bairro Vista Alegre, um muro de aproximadamente 3m desabou sobre uma casa, mas ninguém ficou ferido. A Defesa Civil registrou também alagamentos no Bairro Alto, na divisa com Pinhais, e no bairro Boqueirão, além do Parque Barigui. Houve também destelhamentos no Boa Vista, Pilarzinho e Bom Retiro.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, houve destelhamentos também no Atuba, em Colombo e em Pinhais. No loteamento Maria Claudia, em Almirante Tamandaré, uma árvore caiu sobre uma casa, mas não houve feridos. Estragos foram registrados em toda a região de Tunas do Paraná, com informações de destelhamentos e queda de árvores desde as 15h30.

Rodovias

Pela manhã, a Defesa Civil de Manoel Ribas, na região central do estado, informou a Polícia Rodoviária Federal que diversos trechos da BR-487, de Pitanga, estavam interditados por conta da chuva. No quilômetro 222, na ponte sobre o Rio Muquilão, a água do rio transbordou, bloqueando a passagem de veículos. Segundo a PRF, não é possível a passagem de nenhum veículo pelo trecho entre Pitanga e Campo Mourão. A previsão é de que a pista seja liberada somente nesta terça-feira (5).

No início de tarde, um desmoronamento de terra interditou a Rodovia dos Minérios (PR-092) por aproximadamente uma hora. O tráfego ficou bastante lento na região durante a tarde.

Veja os estragos da chuva em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]