• Carregando...

Pessoas com deficiência não têm seus direitos respeitados no país: é a opinião de 77% dos 1.165 portadores de deficiência entrevistados na pesquisa sobre a condição de vida dos deficientes no Brasil, feita pelo DataSenado, entre 28 de outubro e 17 de novembro. O estudo foi elaborado a partir do cadastro do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), com 10.273 registrados.

A pesquisa mostra que prédios públicos estão mais adaptados (18% responderam que a maioria tem acesso) do que os comerciais (12% de respostas favoráveis). Mas as ruas e calçadas são o grande entrave para a locomoção – 87% disseram que poucas ruas ou nenhuma via está adaptada na sua cidade. Quatro em cada dez entrevistados deixaram de ir a algum lugar porque a estrutura física não estava adaptada.

Essa falta de adaptação também compromete o lazer – 64% dos deficientes físicos e 51% dos cegos gostariam de praticar esportes, mas não podem por falta de acesso; 25% dos surdos gostariam de ir ao teatro; e 23% dos deficientes visuais iriam ao cinema, se as salas fossem adaptadas.

O estudo aponta ainda que falta atuação mais firme do estado na prevenção e tratamento aos deficientes – 64% consideraram que a prevenção de doenças que leva a deficiências são pouco eficientes.

De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados disseram se sentir discriminados no ambiente de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]