• Carregando...

A população que tem comparecido às delegacias do interior do Paraná nos últimos dias tem se deparado com um fato já conhecido: a ausência dos delegados titulares em diversos municípios do estado. Enquanto em algumas delegacias, delegados substitutos ou adjuntos assumiram as funções daqueles que, ou estão de férias ou foram deslocados para a Operação Verão no Litoral e na região Oeste, em outras comarcas, quem presta socorro são delegados de cidades vizinhas.

Rubens José Perez, da delegacia de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, comanda a delegacia da cidade e os distritos policiais de outros seis municípios - Quatiguá, Guapirama, Santo Antônio da Platina, Ribeirão do Pinhal, Jundiaí do Sul e Abatiá. Apesar do acúmulo de responsabilidades, Perez garante que isso não afeta o atendimento à população. "Os escrivães estão atentos, os investigadores ajudam bastante, a população não sofre qualquer prejuízo com essa situação", comentou o delegado, em entrevista à Rádio CBN.

O delegado Perez afirmou ainda que ele está cobrindo colegas que foram transferidos para a Operação Verão. Já em Prudentópolis, região dos Campos Gerais, a delegacia estava sem delegado. O funcionário do distrito informou que o titular está de férias, e que o substituto estava em Guarapuava. Porém, na cidade vizinha, ninguém atendia o telefone durante a manhã desta quinta-feira. Em municípios do Sul do estado, como União da Vitória, Paulo Frontin e Mallet, a situação era semelhante, com um delegado responsável pelas três cidades.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp), responsável pelo policiamento no estado, divulgou nota na qual assegura que o "deslocamento de delegados de polícia para a Operação Verão não prejudica o atendimento da população nas pequenas cidades do interior do estado onde estavam lotados". Ainda de acordo com a nota, a escolha dos delegados que foram deslocados para as praias e para a região Oeste do Paraná segue um critério para que o delegado da comarca vizinha possa fazer o atendimento sem causar maiores danos.

A Sesp justifica o deslocamento dos delegados ao fato de que "o fluxo de pessoas no Litoral e na região Oeste aumenta em grande escala e seria uma irresponsabilidade não reforçar o efetivo nestas áreas nesta época do ano".

Para melhorar o atendimento da Polícia Civil, a secretaria já está providenciando um concurso público da corporação, no qual devem ser contratados 542 servidores – 44 deles para o posto de delegado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]