Por causa do grande avanço da dengue na Bahia este ano - o número de casos notificados até a terceira semana de fevereiro, 11.570, é 248% maior em relação ao mesmo período do ano passado -, o governo do Estado decidiu decretar situação de emergência em sete municípios. Cinco deles (Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié e Porto Seguro) estão localizados no sul do Estado, região considerada mais crítica no avanço da doença. Cerca de 70% das notificações foram registradas nas cinco cidades. As outras duas, Irecê e Jacobina, ficam na porção central da Bahia.

CARREGANDO :)

O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (5)do Diário Oficial do Estado e estabelece que a situação de emergência tem validade de 180 dias - período no qual a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), junto com a Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec), vai intervir nos serviços de atendimento a pessoas com suspeita de dengue nos hospitais públicos dos municípios.

O decreto também convoca "os órgãos que compõem o sistema de defesa civil do Estado para atuarem no combate à doença". Até o momento, a Bahia registra 11 mortes causadas pela doença. Outros 12 casos estão sendo investigados.

Publicidade
Veja também
  • Casos de dengue no País caem 40% no início de 2009
  • Belo Horizonte lança plano de ação contra dengue
  • América do Sul tem novo surto de dengue, que ameaça ser endêmica
  • Novo medicamento promete aliviar os sintomas da dengue
  • Cientistas tentam mapear o DNA do mosquito da dengue