• Carregando...

Os últimos dias antes da eleição para a presidência da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), que será realizada no próximo dia 22, prometem ser agitados. Ontem, a chapa OAB Democrática, encabeçada pelo advogado Marlus Arns de Oliveira, denunciou que a chapa situacionista XI de Agosto, do candidato Alberto de Paula Machado, estaria utilizando a estrutura e eventos da Ordem para fazer campanha. A afirmação foi repudiada pelo secretário-geral da OAB-PR, Ivo Harry Celli Júnior, e negada pela chapa XI de Agosto.

Segundo Guilherme Gonçalves, que integra a chapa OAB Democrática, foram feitas panfletagens da chapa de situação em dois eventos da Ordem destinados a novos advogados, nos dias 26 de outubro, em Curitiba, e 7 de novembro, em Londrina. Os situacionistas também teriam utilizado um carro da Caixa de Assistência dos Advogados para buscar documentos que fundamentariam a impugnação da candidatura de um membro da chapa OAB Democrática. "A desigualdade é muito profunda", disse Gonçalves.

Por meio de sua assessoria, a chapa XI de Agosto negou as acusações e disse que nenhuma panfletagem foi realizada nas dependências da OAB. A chapa também negou que tenha utilizado uma lista de e-mails de advogados fornecida pela Ordem para enviar materiais de propaganda, como foi denunciado pela chapa OAB Democrática. "São fatos criados pela oposição para tentar tumultuar o processo", afirmou o advogado Oderci José Bega, integrante da chapa XI de Agosto.

Para Celli Júnior, as denúncias são "levianas e infundadas". Por meio de nota oficial, ele disse que nenhum bem ou serviço da entidade "foi utilizado por quaisquer das chapas concorrentes para além do que permite o estatuto e o regulamento geral da advocacia".

Para outro candidato à presidência, Elias Mattar Assad, da chapa OAB de Verdade, as denúncias foram uma tentativa de "ganhar espaço na mídia". "Estão criando o que se chama de factóide", atacou. "Já pedi a impugnação da chapa OAB Democrática, porque em um material eles falam que a chapa é pluripartidária. A OAB é apartidária e apolítica." A chapa XI de Agosto também denuncia influência política na candidatura de Marlus Arns de Oliveira, o que é negado pela OAB Democrática. Outro ponto contestado por Assad é a promessa de Oliveira de reduzir as anuidades em 20%. "Também acho a anuidade alta. Mas isso é demagogia em busca de votos", disse. Cerca de 28 mil advogados vão às urnas em todo o Paraná no dia 22.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]