• Carregando...

A Polícia Militar decidiu mudar o comando das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). O coronel Rogério Seabra, que ocupava o cargo desde outubro de 2011, será substituído pelo coronel Paulo Henrique de Moraes, ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Especiais).

O anúncio da troca de comando das UPPs está publicada na edição de hoje do Boletim Interno da PM.

A decisão de substituir o coronel Seabra foi tomada pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e pelo comandante da PM, o coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, após os constantes ataques a PMs lotados nas UPPs. Dois policiais foram mortos no último mês em um total de cinco em todo ano.

Além disso há denúncias de problemas em outras unidades. Corrupção policial na UPP do Morro da Coroa e acusação de que PMs vem agredindo moradores no complexo do Alemão.

A cúpula da segurança pública do Rio entende que hoje falta supervisão sobre os PMs e maior percepção da realidade de cada comunidade. Em nota, a PM limitou-se a agradecer pelo período em que o coronel Seabra esteve a frente das UPPs.

O nome do coronel Paulo Henrique de Moraes foi escolhido para que as unidades mantenham o domínio sobre o território e possam impedir as investidas de traficantes como um ataque que aconteceu a policiais na madrugada de ontem no Morro da Mangueira, na zona norte da cidade.

Os coronéis da PM do Rio, alguns até da mesma turma de Seabra, avaliam que o coronel errou ao mobilizar policiais de outras UPPs para reforçar o policiamento no Alemão e não convocou homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais) ou do Batalhão de Choque mais habituados ao confronto.

O coronel Moraes era comandante do Bope durante a invasão das forças de segurança que tomaram os complexos do Alemão e da Penha em novembro de 2010. A definição do nome de Moraes aconteceu, na semana passada, durante um almoço entre o coronel, o comandante da PM e o secretário Beltrame na própria secretaria de Segurança Pública, no Centro do Rio.

A preocupação sobre os rumos das UPPs levou o governador Sérgio Cabral a ter longas conversas no último mês com o secretário Beltrame.

Paulo Henrique Moraes tinha um compromisso com o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves (PT) de assumir a secretaria municipal de Segurança, mas voltou atrás após a "ordem" do coronel Costa Filho de coordenar as UPPs.

O nome do coronel Moraes só não foi anunciado antes porque o coronel Seabra estava em viagem no Panamá participando da inauguração de uma espécie de UPP no país.Seabra passou a semana no exterior e desembarcou no Rio na madrugada de domingo. Soube dos rumores de que seria exonerado e na manha de ontem chegou a se despedir de assessores próximos antes de seguir para a reunião na PM.

O coronel se disse chateado com a forma com que foi tratado pela cúpula da Policia Militar do Rio. Rogerio Seabra não foi encontrado para comentar a exoneração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]