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Outro lado

Advogado nega denúncias e participação em licitações

O Setransp, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não teve acesso aos documentos que serão encaminhados ao Cade, e que não foi procurado para contradizer as informações. "Essas questões serão decididas no momento oportuno pelo Judiciário, que é um foro independente", informou o sindicato.

O advogado Sacha Reck afirmou que as denúncias são improcedentes. Em nota enviada à imprensa, ele disse não atuou no processo de licitação de Maringá ou de Apucarana. "Quanto à licitação de Guarapuava, o Tribunal de Justiça do Paraná já derrubou o bloqueio de bens de Sacha Reck e cassou a liminar obtida pelo Ministério Público, por entender que não há nenhuma prova de irregularidade na atuação desse advogado", afirma a nota. "No Distrito Federal, o Jornal de Brasília está sendo processado pelas inverdades que divulgou sobre a atuação do advogado. Não houve anulação do processo de licitação", completa o texto.

Uma série de documentos que comprovariam a formação de cartel nas empresas do transporte coletivo de Curitiba e em outras cidades do estado, além do Distrito Federal, será encaminhada hoje ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília. A intenção é que a licitação do transporte público de Curitiba seja anulada.

As informações, distribuídas em cerca de 15 volumes de 200 páginas cada, foram reunidas pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Pa­raná (Senge-PR), junto com os sindicatos dos Trabalhadores em Trânsito e Transporte de Curitiba (Sindiurbano), dos Tra­balhadores em Educação Pú­bli­ca do Paraná (APP-Sin­di­cato), dos Bancários de Curi­tiba e a Associação dos Pro­fessores da UFPR.

Segundo o assessor jurídico do Senge, Eduardo Faria Silva, a maioria das pessoas físicas e jurídicas que atuaram nas licitações do transporte coletivo de Apucarana, Guarapuava e Brasília também operam em Curitiba. "Há indícios de uma rede que atua nacionalmente", afirma Silva.

Nos documentos constam dados de supostas irregularidades nas licitações do transporte coletivo desses municípios. As empresas mais beneficiados nos supostos cartéis seriam as da família Gulin – que controla quase 70% dos consórcios de ônibus de Curitiba – e da família Constantini, que também opera na capital, segundo o assessor jurídico.

O escritório de advocacia Guilherme Correia e Sacha Reck, que responde pelo sindicato das empresas de ônibus de Curitiba, o Setransp, também apareceria nas licitações com supostas irregularidades.

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