• Carregando...

A cidade de Paranaguá, no Litoral do estado, pode ganhar em 2008 uma nova cadeia pública. Nesta segunda-feira (5), o governador Roberto Requião autorizou os estudos para a obra. A unidade deve resolver o problema de superlotação na 1.º Subdivisão Policial de Paranaguá - onde recentemente presos tentaram duas fugas em menos de três dias.

De acordo com o secretário estadual de Obras, Júlio César de Souza Araújo Filho, a nova cadeira terá 240 vagas e deve começar no primeiro semestre de 2008. "Vamos começar a procura por terrenos para a construção", garantiu o secretário, em entrevista ao site oficial do governo do estado.

Além do anúncio da construção da cadeia em Paranaguá, o governador informou que três penitenciárias terão as inaugurações adiadas. As penitenciárias de Francisco Beltrão (Sudoeste), Maringá (Noroeste) e Foz do Iguaçu (Oeste) devem ser inauguradas em janeiro ou fevereiro de 2008. "Vamos esperar todo treinamento dos agentes penitenciários. Não podemos inaugurar uma penitenciária de maneira provisória", afirmou Requião.

As unidades de Francisco Beltrão e Maringá estavam previstas, de acordo com o Departamento Penitenciário (Depen), para inaugurar neste mês de novembro e a de Foz do Iguaçu, em dezembro deste ano. Segundo o diretor do Depen, coronel Honório Bortolini, cada uma das três novas penitenciárias tem capacidade para 960 presos.

Cerca de mil novos agentes penitenciários devem estar disponíveis para atender a demanda das novas unidades. "Até 23 de dezembro eles já estarão à disposição do Estado e, em seguida, devem concluir o curso da Escola Penitenciária até janeiro e, então, poderemos inaugurar as penitenciárias com agente muito bem capacitados", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]