• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Uma comitiva de deputados federais desembarcou no fim da manhã desta quinta-feira (25) no Oeste do Paraná. Os parlamentares integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objetivo fazer um levantamento sobre o sistema penitenciário brasileiro.

Os quatro deputados federais que estão na região Oeste do estado vão visitar a primeira penitenciária federal de segurança máxima, em Catanduvas, e o presídio de Cascavel. Depois das visitas, os parlamentares devem ouvir sete pessoas ligadas à segurança pública da região na Câmara dos Vereadores. O retorno para Brasília deve acontecer às 21h.

A CPI foi criada em agosto, é formada por 24 deputados federais e presidida pelo deputado Nilceu Fraga que, em entrevista ao Paraná TV, informou que a intenção é fazer um diagnóstico do sistema carcerário no país. "Vamos levantar, entre outras coisas, dados como grau de instrução dos presos, população carcerária e investigar denúncias de maus-tratos e torturas", disse o parlamentar.

Denúncias recentes

Além de chamar a atenção pelos presos de alta periculosidade que abriga, a penitenciária de Catanduvas foi alvo de denúncias. A mais recente diz respeito a ação dos chefões do tráfico - mesmo presos na penitenciária federal de segurança máxima. Uma carta apreendida na Favela do Jacarezinho endereçada aos detentos de Catanduvas mostra que os chefões de uma das principais facções criminosas do estado do Rio de Janeiro continuam a controlar os lucros com a venda de drogas e a dar ordens aos seus subordinados que continuam em liberdade.

No mês de agosto um vídeo interno da penitenciária de Catanduvas caiu na internet. O vídeo mostra quatro agentes federias passando pelo aparelho de raio-X.

Um ano depois da inauguração, o então diretor da penitenciária federal Ronaldo Urbano pediu afastamento do cargo. O pedido foi feito no dia em que a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados visitou a unidade. O objetivo foi apurar as denúncias divulgadas na imprensa sobre o caos na penitenciária, como tortura de presos e indisciplinas de agentes penitenciários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]