• Carregando...

Os trabalhos da nova legislatura da Assembléia Legislativa do Paraná foram abertos na tarde desta quinta-feira após o discurso do presidente Nelson Justus e do governador Roberto Requião. Apesar da abertura, os parlamentares só voltam à Casa na segunda-feira (26) após o Carnaval. Serão apenas três dias (26, 27 e 28) de trabalho durante todo o mês de fevereiro. Entretanto, os parlamentares receberão o salário correspondente a um mês de trabalho.

O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus, iniciou por volta de 15h, o discurso de abertura dos trabalhos legislativos na Casa - a 16º legislatura. Em seu discurso, Justus pregou o respeito entre as instituições e as pessoas e disse que na Casa, durante esta legislatura, todos serão bem recebidos. "Ninguém está acima da lei", disse.

Na mesa, além de Justus, estiveram o governador Roberto Requião, o prefeito de Curitiba Beto Richa, os dois a uma certa distância, o vice-governador Orlando Pessuti, o presidente da Câmara João Derosso, o procurador geral de Justiça, Milton Riquelme, o procuragor geral do estado, Sérgio Botto de Lacerda, os deputados estaduais Alexandre Cury e Luciana Rafain, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreria Júnior e o vice-presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Henrique Naigeboren.

Requião reafirma governo de esquerda

Após Justus, o governador Roberto Requião leu a mensagem do governo a Assembléia Legislativa. O governador iniciou sua fala cumprimentando a 16º legislatura da AL e todos os presentes na mesa - inclusive o prefeito Beto Richa - que nos últimos dias vem protagonizando uma briga pública com o governador. Requião adiantou que a relação da AL com o governo do estado será de forma respeitosa obedecendo os preceitos republicanos.

Entre outras coisas, Requião exaltou a esquerda e relembrou o momento de sua posse quando disse ter escolhido um lado, tomado uma posição e que este governo tem um Norte, uma direção: a esquerda. E que por conta desta posição era criticado pela imprensa.

A intervenção do homem que resultou no aquecimento global e a resistência do presidente dos Estados Unidos George Bush em assinar o protocolo de Kioto, também foram criticados por Requião durante seu discurso - assim como o capitalismo. A globalização teve um destaque especial. "Um estudo da Organizações das Nações Unidas (ONU) mostrou que o avanço da globalização, as privatizações, têm relação com o avanço da miséria. Aqui no Paraná nós resistiremos", disse Requião.

Durante todo o discurso o governador não citou a briga pública que vem tendo com o prefeito Beto Richa. Ao final, os aplausos foram interrompidos pelo coral que iniciava uma música de Roberto Carlos.

Ao final da sessão, Justus agradeceu os presentes e lembrou os parlamentares da sessão extraordinária que acontece na segunda-feira (26) após a semana do Carnaval.

Além dos deputados estaduais, os veradores da Câmara Municipal de Curitiba também voltaram hoje ao trabalho.Veja em vídeo como foi a sessão na AL e as declarações de Richa contra Requião após a solenidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]