• Carregando...

A Assembléia Legislativa recebeu o pedido de instalação de seis Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s), entre elas, a que vai investigar as possíveis irregularidades no pagamento de R$ 10 milhões feito pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) para a empreiteira DM em 2002 e que teria motivado acusações do governador Roberto Requião à família Richa.

A comissão vai investigar a denúncia feita pelo governador que provocou a briga pública entre Requião e o prefeito de Curitiba Beto Richa. Na última terça-feira, durante a reunião do secretariado, Requião acusou o irmão de Richa, José Richa Filho, e o ex-ministro Euclides Scalco, de envolvimento no repasse da verba do DER para a campanha de BEto Richa em 2002. A versão de Requião teria sido dita a ele pelo dono da DM, Darci Fantin - que nesta quarta-feira negou a conversa com o governador.

As seis CPIs

O requerimento para a abertura das seis comissões foi feito nesta quinta-feira após a solenidade de abertura dos trabalhos da Casa. Além da suspeita do repasse de R$ 10 milhões, as comissões vão investigar a venda e a alienação do Banestado e da Ambiental Paraná, a transferência de créditos de ICMS nos últimos 12 anos, a antecipação de royalties pagos pela Itaipu Binacional ao Governo do Estado, os contratos de subconcessão da Ferroeste à Ferropar e a aplicação de recursos públicos em ONG’s e entidades do terceiro setor.

De acordo com informações do site oficial do governo do estado, os requerimentos das CPI´s vão ser lidos em plenário no próximo dia 26, no retorno dos trabalhos legislativos, e caberá à presidência da Assembléia Legislativa a indicação dos sete integrantes de cada uma delas. O prazo de investigações é de 120 dias, conforme os requerimentos protocolados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]