• Carregando...
Bombeiros trabalham no resgate das vítimas do desabamento do teto da Igreja Renascer, no bairro do Cambuci, em São Paulo. | Apu Gomes/Folha Imagem
Bombeiros trabalham no resgate das vítimas do desabamento do teto da Igreja Renascer, no bairro do Cambuci, em São Paulo.| Foto: Apu Gomes/Folha Imagem

O prédio da Igreja Apostólica Renascer em Cristo desabou por volta das 19 horas de ontem, na altura do número 1.000 da Avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, na região central de São Paulo, segundo informações do Centro de Operações dos Bombeiros (Cobom). Pelo menos dois corpos haviam retirados dos escombros até o fechamento desta edição, mas o número de mortos deve ser maior. Pelo menos outras 40 pessoas ficaram feridas, de acordo com a Polícia Militar.

Segundo a assessoria da Igreja Renascer, cerca de 60 pessoas estariam no local na hora do desabamento. A assessoria informou que era hora de troca de turno do culto e muitas pessoas ainda não haviam entrado no prédio.

Além das 33 equipes do Corpo de Bombeiros, dois helicópteros Águia, da Polícia Militar, foram acionados para resgatar as vítimas, que foram sendo levadas para os Hospitais São Camilo, Vergueiro, Jabaquara, Vila Maria e Hospital das Clínicas. Pelo menos seis estão em estado grave.

Histórico

A igreja, considerada a segunda maior denominação neopentecostal brasileira, foi fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes.

A Igreja Renascer controla atualmente uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e possui a Fundação Renascer mantenedora de suas obras assistenciais.

Estima-se que haja hoje cerca de 1,5 mil templos espalhados por todo o Brasil e países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Japão, entre outros, somando mais de 2 milhões de fiéis.

A Igreja também foi palco da cerimônia de casamento do meia-atacante do Milan, Kaká, de 26 anos, e Caroline, em dezembro de 2005.

As causas do desabamento ainda eram desconhecidas. A capacidade do templo, que é sede mundial da igreja, é para cerca de 2 mil pessoas.

Após serem resgatadas, alguns vítimas chegaram a ser socorridas na rua. O estacionamento da igreja era usado por um helicóptero da PM para transportar feridos.

A voluntária Maria Célia Soares, de 57 anos, estava dentro do templo na hora do desabamento. Responsável por cuidar das crianças durante os cultos, ela estava com um bebê no colo e ainda observava outras 20 crianças quando ouviu um estrondo e muita fumaça. "Parecia que o mundo ia acabar. Fui puxando as crianças e saímos correndo.’’

"Uma nuvem de poeira veio do fundo. O teto caiu inteiro, como se fosse uma carta de baralho’’, afirmou a fiel da igreja Maria Aparecida Araújo, de 52 anos. "Foi um deus-nos-acuda. As pessoas se debatiam no chão. Quem estava ao lado de fora e viu tudo teve crise nervosa. Por pouco não fiquei soterrado, pensei que fosse morrer’’, disse José Fernando da Silva, 45, outro frequentador da Renascer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]