Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Qualidade de vida

Descontração ameniza tensão no ambiente de trabalho

Ricardo (na foto com a colega Kelly Cavalcanti) já começa o dia fazendo caretas em frente ao espelho: só para descontrair | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Ricardo (na foto com a colega Kelly Cavalcanti) já começa o dia fazendo caretas em frente ao espelho: só para descontrair (Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo)

Alguns escritórios e empresas realizam a terapia do riso, que é proporcionar aos funcionários pequenos minutos de risadas para descontrair e diminuir a tensão. O psicólogo Raphael Di Lascio, coordenador do curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), afirma que isso é válido, que ameniza a sensação de cobrança e tensão do ambiente de trabalho e chega a aumentar a produtividade.

O administrador Ricardo Hamilton Daru, 22 anos, é conhecido entre os amigos e colegas de trabalho por ser risonho e animado. Ele conta que chegou a ouvir no ambiente de trabalho que era louco, porque está a toda hora dando risadas. Desde a adolescência, adotou esse humor e não largou mais. Ele acredita que isso torna os ambientes mais harmoniosos e elimina o baixo astral. "Gosto do seriado Friends e na minha lista de gênero de filmes e teatro a comédia está em primeiro lugar. Todos os dias pela manhã, durante o banho, eu faço careta em frente ao espelho para dar algumas risadas e começar melhor o dia", conta.

A risada serviu também de inspiração para o trabalho voluntário. A palhaça Doutora Meleca (Gisele Gabardo) trabalha há 19 anos com animação de festas e utiliza um pouco das risadas para ajudar crianças, doentes e idosos que moram em asilos. Sempre animada, ela conta que adota o riso como forma de levar a vida e com ele sente até melhora na saúde. "Tenho uma boa imunidade e sei que isso é porque estou sempre sorrindo e fazendo os outros rirem. Sinto que a risada me faz forte para ajudar as pessoas", comenta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.