• Carregando...

      A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) anunciou nesta segunda-feira (27) que o desfile das escolas de samba da capital voltará a ser realizado na Rua Marechal Deodoro a partir de 2014. Neste ano, a festa será realizada no dia 1º de março. A festa reunirá em um só evento, pela primeira vez, os tradicionais desfiles de rua, as apresentações do bloco Garibaldis e Sacis e as atrações do Curitiba Rock Carnival (que englobou o Psycho Carnival).

      Veja fotos das folias na Marechal Deodoro em outros carnavais

      A mudança no local dos desfiles, que já havia sido dada como quase certa pela fundação no dia 12 de janeiro, foi confirmada em entrevista coletiva com o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. Com a alteração, o desfile do carnaval curitibano volta ao local após um hiato de 16 anos. Durante esse período, a festa foi realizada na Avenida Cândido de Abreu.

      "Queremos que as pessoas de todos os bairros, classes e estilos se encontrem no Centro", afirmou o presidente da FCC. "O carnaval de Curitiba foi vítima de um preconceito equivocado. Agora o poder público o reconhece."

      A escolha da Marechal Deodoro, de acordo com Cordiolli, foi feita em conjunto com outros órgãos públicos e privados e levou em conta aspectos relacionados ao transporte, rotas de fuga e espaço para comportar os foliões.

      Outra novidade é que a festa terá espaço VIP na arquibancada para ver o desfile. O preço do camarote ainda não foi divulgado.

      Garibaldis e Sacis

      A folia do bloco Garibaldis e Sacis, que anteriormente tinha como destino provável a Rua XV de Novembro, também será na Marechal Deodoro. As festas do grupo foram marcadas para os dias 9, 16 e 23 de fevereiro. No dia 22, o bloco planeja uma festa no bairro Sítio Cercado. A primeira saída do "carnavalzinho", no dia 9, terá a participação da Orquestra Contemporânea de Olinda.

      As brincadeiras do grupo, que antes eram feitas de forma paralela e independente no Largo da Ordem, agora fazem parte oficialmente do Carnaval de Curitiba. A mudança de cenário teria sido necessária por causa do aumento do público.

      "Fora o saudosismo, o importante é participar das discussões. Agora estamos na programação oficial do carnaval. Éramos nenéns, agora somos adolescentezinhos safados que sentam à mesa para negociar", brinca Itaércio Rocha, idealizador do bloco que completa 15 anos em 2014.

      Rock

      Para quem não gosta de carnaval, o Curitiba Rock Carnival acontecerá de 1º a 3 de março, na Praça Eufrásio Correa, em frente ao estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba.

      Na praça, haverá shows de 21 bandas que costumam tocar no Psycho Carnival, de graça, entre 13h e 22h. As bandas inglesas Sharks e King Kurt estão confirmadas. Também fazem parte da programação as curitibanas Beijo AA Força e Pelebrói Não Sei.

      A já tradicional Zombie Walk, marcha de pessoas fantasiadas de zumbis, está marcada para 2 de março. Haverá exibição de filmes de horror no festival Grotesc-o-Vision e os shows do Psycho Carnival ocorrerão no bar Jokers, no São Francisco.

      Imagens: Veja fotos das folias na Marechal Deodoro em outros carnavais

      Carnaval na Marechal

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]