• Carregando...
 |
| Foto:

Cerca de 40 mil pessoas estiveram na Praça de Eventos de Paranaguá na noite do sábado para ver o desfile de quatro escolas de samba. Neste domingo à noite, outras quatro escolas sairiam à avenida. Nesta segunda, será conhecida a campeã do carnaval parnanguara. A apuração está marcada para as 14 horas, na Casa Cecy, da Fundação Municipal da Cultura.

O primeiro dia do desfile, sábado, foi marcado por muita animação dos integrantes das escolas de samba mas também por algumas confusões. A primeira escola a desfilar foi a Menino Fininho, que teve sua apresentação prejudicada pela ausência de grande parte dos componentes, que simplesmente deixaram de comparecer à avenida. A escola estava sem carros alegóricos e sem bateria para falar sobre sexo, o tema que escolheu.

Logo depois, foi a vez da Ponta do Caju entrar na avenida contando a história e a evolução do cinema. No final, quando os integrantes da escola já estavam se dispersando, um dos carros alegóricos bateu no meio-fio e derrubou seus integrantes. O monitor Caio Félix, 20 anos, desmaiou e foi encaminhado ao hospital.

Mas foi liberado logo em seguida, sem ferimentos graves. A filhos da Gaviões foi a terceira escola do dia, com o enredo "Caminhos da Riqueza". A noite foi fechada com o desfile da São Vicente, falando sobre os signos do zodíaco. Segundo a PM, no primeiro dia do desfile não houve registro de incidentes graves no carnaval de Paranaguá.

O sábado de carnaval em Paranaguá também foi marcado pela homenagem a um dos carnavalescos mais tradicionais do Paraná, Antônio Dias Moura, falecido no ano passado. Dois bonecos gigantes – Siricó e Dorotéia – e a bateria da Escola de Samba Junqueira, fundada por Moura, saíram à avenida para lembrar o carnavalesco. A Junqueira, devido à morte do carnavalesco, neste ano não participa da concorrência ao título.

Neste domingo à noite, sairiam à avenida mais quatro escolas. A Acadêmicos do Litoral apresentaria o o enredo "Vinho, o néctar dos deuses". A União da Ilha contaria a história dos doze meses do ano. A terceira escola seria a Leão da Estradinha, que cantaria a história do sorvete. Fechando o desfile, a Unidos do Jardim Santa Rosa iria apresentar um enredo sobre os sonhos.

O carnaval de Paranaguá prossegue nesta segunda-feira com um desfile, às 18 horas, na Praça de Eventos, do Bloco dos Sujos, em que os foliões aproveitam para se fantasiar de mulher e protestar com cartazes. Para fechar a folia, as três melhores escolas de samba da cidade repetem seus desfiles na Praça de Eventos amanhã, às 20 horas.

Mas nem só de samba vive o carnaval de Paranaguá. Todas as noites da folia, o Mercado do Café da cidade torna-se o reduto das batidas de tamancas, usadas para dançar o fandango – manifestação cultural típica do litoral do estado. As apresentações acontecem sempre a partor das 21 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]