• Carregando...
Um médico veterinário do Zoológico de Cascavel deu um tranquilizante para a onça | Divulgação / Polícia Ambiental
Um médico veterinário do Zoológico de Cascavel deu um tranquilizante para a onça| Foto: Divulgação / Polícia Ambiental
  • Animal foi encaminhado ao Parque Municipal Danilo Galafasse (Zoológico de Cascavel)
  • Grade foi colocada na churrasqueira, em Corbélia, para isolar o animal

O destino da onça encontrada em uma churrasqueira de uma casa, em Corbélia, no Oeste do Paraná, no domingo (6), ainda é incerto. O animal foi levado para o Parque Municipal Danilo Galafasse (Zoológico de Cascavel), também no Oeste, e está em uma área reservada para os felinos. A Polícia Ambiental comunicou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o caso na segunda-feira (7) e aguarda a definição do órgão.

De acordo com a bióloga Vanilce Oliveira, do Zoológico de Cascavel, o Ibama pode decidir que o animal ficará em Cascavel, que será levado para outro parque ou ainda que será solto na natureza. Não há um prazo definido para que a decisão do Ibama seja conhecida.

O animal é da espécie Puma concolor, tem entre 1 e 2 anos de idade e é macho. Segundo Vanilce, o felino popularmente é chamado de onça-parda, puma ou suçuarana.

A onça estava ainda estava um pouco estressada na segunda-feira, mas já estava mais bem adaptada ao espaço nesta terça-feira (8). "O animal é carnívoro. Ele se alimentou pouco na segunda-feira por causa do estresse. Nesta terça-feira já está mais calmo e deve voltar a comer normalmente", afirmou a bióloga.

A população de Cascavel não consegue observar o novo morador do zoológico. A visitação ainda não é permitida porque a onça chegou há apenas dois dias ao local. Não há previsão de quando a visitação será liberada.

Susto

A proprietária da casa onde a onça foi localizada, Elonir Trevisan Dias, disse que o marido - Laércio de Sousa Dias - avistou o animal quando foi deixar alguns objetos na churrasqueira, por volta das 11h30. Dias estava em casa com a filha. "Minha filha ligou contando que havia uma onça na churrasqueira. Deixei a festa de São Judas Tadeu, onde estava trabalhando, e voltei para casa para tentar ajudá-los. ", afirmou a dona-de casa.

Dias contou à esposa que levou um grande susto ao se deparar com o animal, que estava de costas. Inicialmente, ele pensou que se tratava de um cachorro. "O Laércio achou que poderia "tocar" o cachorro, mas ficou com medo e resolveu voltar para dentro da casa", disse Elonir. Instantes depois ele percebeu que era uma onça.

Dias acionou a Polícia Militar da cidade, que então chamou o Corpo de Bombeiros de Cascavel e a Polícia Ambiental. Elonir já estava em casa quando as equipes chegaram para fazer o resgate do animal. Segundo ela, a família observava - do interior do imóvel – a onça se movimentar pela churrasqueira. "O animal estava assustado e parecia estressado. Ele urrava quando se sentia ameaçado", contou a dona-de-casa. Os três observavam o animal por meio de uma porta de vidro.

Com a chegada da Polícia Ambiental, a churrasqueira foi isolada com uma grade e um médico veterinário do Zoológico de Cascavel deu um tranquilizante para a onça. O sedativo demorou a fazer efeito. O resgate terminou por volta das 17 horas. "Foi um grande susto para todos. Mas a emoção de ver aquele animal foi ainda maior", resumiu Elonir.

De acordo com a Polícia Ambiental, o animal foi retirado da churrasqueira e encaminhado – ainda sedado - ao Parque Municipal Danilo Galafasse (Zoológico de Cascavel). . A onça não ficou ferida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]