• Carregando...

O baixo desempenho de alunos da rede pública em português e matemática, apontado em estudo do movimento Todos pela Educação, pode ser explicado em parte pela desvalorização que o professor enfrenta hoje. As informações são da Agência Brasil. A avaliação é do próprio presidente da ONG, Mozart Neves Ramos.

"O problema é multifacetado, mas certamente para que a gente mude a questão da aprendizagem, temos de valorizar o professor. Primeiro, eles não estão capacitados dentro desafio atual da escola pública. Depois, o professor hoje ganha pouco, corre risco de vida, principalmente para quem trabalha nas periferias das grandes cidades com o problema da violência", destaca Ramos, que é membro do Conselho Nacional de Educação.

Para o presidente da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, Daniel Cara, além da desvalorização da carreira, outros fatores contribuem para o baixo desempenho. Entre eles, os baixos investimentos e os mecanismos atuais de avaliação aplicados no Brasil.

Na avaliação de Cara, os mecanismo atuais como Provinha Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e outros são "incompletos" e não conseguem fazer um diagnóstico das razões nem propor soluções para os problemas. Na opinião do especialista, estados, municípios e escolas deveriam ser incentivados a incrementar o processo. "Eles precisam ter sistemas próprios de avaliação", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]