A partir das investigações da Secretaria de Estado da Fazenda paulista, o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) abriu processo administrativo para apurar as irregularidades no registro dos veículos de proprietários que utilizaram, de forma ilegal, endereços de despachantes do Paraná para comprovar residência.

CARREGANDO :)

Todos os proprietários dos veículos nessa situação serão oficiados e terão prazo para prestar esclarecimentos. Caso contrário, os registros serão enviados para os estados de domicílio dos proprietários e será aplicada a sanção do Artigo 242 do Código de Trânsito Brasileiro por falsa comprovação de domicilio, uma infração gravíssima. Ela prevê a perda de 7 pontos na carteira e multa de R$ 191,94.

O Detran informou ainda que os despachantes também responderão a procedimento administrativo e podem até perder a credencial. Para tentar reduzir o número de fraudes, o Detran/PR estuda a possibilidade de integração do sistema de veículos com outros órgãos, como Receita Federal e Tribunal Regional Eleitoral, para confrontação dos endereços.

Publicidade
Veja também
  • São Paulo investiga esquema ilegal de licenciamento no PR