O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) terá horário de funcionamento estendido a partir da próxima segunda-feira (2), e não nesta terça-feira (26), conforme divulgado anteriormente pela Gazeta do Povo. O Detran também estuda a possibilidade de fazer mutirões nos fins de semana para normalizar os exames atrasados por causa de protestos dos instrutores e trabalhadores de autoescolas do Paraná.
Entre as 8h e 9h desta terça-feira, 200 exames práticos foram realizados, número considerado normal pelo Departamento. Ainda não foi definido qual será o horário de funcionamento da próxima semana.
No início da tarde de segunda-feira (25), um grupo de pessoas bloqueou a saída de veículos e cerca de 300 exames práticos deixaram de ser realizados. Por volta das 14h, foi entregue uma liminar expedida pela juíza Rosselini Carneiro, da 2ª Vara de Fazenda Pública, que determinou a liberação dos portões e vias de acesso aos prédios do Detran no Tarumã e no Hauer. Em caso de descumprimento, a multa diária prevista era de R$ 5 mil. Os exames foram retomados após a liminar. Seis examinadores extras foram chamados e 453 exames foram realizados na segunda-feira. A previsão era de que o Departamento atendesse 660 pessoas até as 18h30 mas, segundo o Detran, o número não foi atingido porque algumas pessoas foram embora. Desde o início da paralisação, cerca de 800 testes de primeira habilitação não foram realizados.
Greve
A categoria está em greve enquanto acontece a negociação salarial entre o Sindicato dos Trabalhadores em Auto Escolas e dos Trabalhadores em Despachantes de Veículos do Paraná (Sintradesp) e o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Paraná (SidiCFC-PR).
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora