• Carregando...

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) deve concluir nesta segunda-feira (3) a implantação do novo sistema de habilitação que torna obrigatório o curso de atualização para os motoristas. A data inicialmente prevista para o término da implantação era agosto, porém, segundo o departamento os "excelentes resultados" anteciparam a data.

De acordo com o site do Detran/PR, a implantação do novo sistema nas 99 Ciretrans do estado faz com que o curso ou a prova de Primeiros Socorros e Direção Defensiva passe a valer em todo o território paranaense.

Renovação

O motorista que precisar renovar a habilitação terá que optar por freqüentar 15 horas de aula num Centro de Formação de Condutores autorizado pelo Detran/PR ou agendar a prova com 30 questões no Detran/PR. A prova é gratuita e pode ser feita até duas vezes. O candidato que não atingir 70% de acerto nessas duas tentativas terá que fazer o curso presencial.

Quem optar por realizar a prova pode já estudar com as apostilas do Denatran, disponíveis para download no site do Detran: www.pr.gov.br/detran. O condutor que não tem acesso à internet pode adquirir as cartilhas impressas no Detran/PR, pagando uma taxa de R$ 7,41 por cada apostila.

Os motoristas habilitados antes 1998, mas que passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores do Detran/PR, estão automaticamente dispensados, assim como os motoristas que possuem cursos especializados de transporte de produtos perigosos, emergência ou escolar, por exemplo.

No Paraná, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso ou pela prova. O Detran/PR reforça que a renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.

Veja algumas mudanças na carteira de habilitação na reportagem em vídeo do ParanáTV

Interatividade:Você concorda com o novo sistema de habilitação do Detran?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]