• Carregando...

A edição do Paraná em Ação realizada em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, foi suspensa durante o final de semana. Dezesseis computadores (notebooks), um disco rígido externo, teclados e maletas de notebook foram furtados na madrugada de sábado (8) para domingo (9) do pavilhão onde estavam instalados.

Realizado na praça da Bíblia, - num dos bairros mais populosos da cidade - o Mutirão da Cidadania realizado pelo governo do estado, ofertaria durante o final de semana serviços em saúde, cultura, justiça, emissão de documentos e inscrição em programas sociais. Os trabalhos porém, funcionaram somente durante o sábado, quando foram registrados 42 mil atendimentos.

Sem os computadores que operavam nos setores de consulado, Instituto de identificação e Justiça Federal, os demais serviços também foram prejudicados num efeito dominó. "Para o domingo aguardávamos atender outras 15 mil pessoas, mas isso não foi possível", disse o coordenador geral do mutirão, Edson Luiz Arantes. Apenas duas caravanas vindas de São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha foram atendidas pelos serviços que permaneceram funcionando. "Quem perde com esse tipo de ação, é a população", disse.

O equipamento foi acondicionado no galpão do Centro de Convivência do Idoso, e a segurança tanto do espaço quanto da estrutura montada na praça ficou sob responsabilidade da Guarda Municipal. "Os guardas se preocuparam com a parte externa, mas não verificaram o interior do pavilhão", lamentou Arantes. Os dados obtidos durante o primeiro dia de funcionamento não foram perdidos, pois as operações foram feitas em rede com transmissão on-line.

Os assaltantes entraram após estourarem uma das janelas e abrirem uma das portas principais por dentro. No final da tarde a Polícia Civil já havia localizado parte do equipamento e atribui a ação a um grupo de adolescentes. As buscas continuam.

Uma nova data para a realização do mutirão na cidade ainda deverá ser discutida pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (Serc) e prefeitura municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]