• Carregando...

O primeiro fim de semana da exposição "O Dia da Neve" chamou a atenção dos freqüentadores do Shopping Estação e promoveu um inusitado encontro entre as gerações dos curitibanos que viram e dos que não viram (mas gostariam de ter presenciado) a nevada de 1975, em Curitiba. A exposição – promovida por meio de uma parceria da Gazeta do Povo, do Estação e da prefeitura de Curitiba – levou ao meio do shopping uma réplica da Praça Santos Andrade, com a fachada e as escadarias da Universidade Federal do Paraná, bonecos de neve, um carro da época e até mesmo neve artificial – além de uma mostra de fotografias daquele dia enviadas ao jornal por leitores.

A neve caiu em 17 de julho de 1975. Enquanto Curitiba dormia, começou a nevar na cidade. A imagem dos flocos de neve caindo pela cidade ficou marcada na memória daqueles que presenciaram o espetáculo. "Nas primeiras horas da manhã o telefone tocou. Era minha filha, eufórica, me pedindo para ir até a janela. Eu e meu marido corremos para a rua. Morávamos no centro da cidade e, naquela hora, o movimento de pessoas apreciando o fenômeno já era grande. Depois que a neve parou peguei um ônibus e andei por todos os bairros da cidade. Precisava ver de perto aquelas imagens únicas", lembra Victoria Lacerda, de 93 anos.

"Essa data sempre me trouxe muita curiosidade e interesse, pois cresci ouvindo histórias e lembranças engraçadas sobre o dia da neve", diz Juliana Flores, de 26 anos, que visitou a exposição .

O encontro de gerações e o "intercâmbio" de histórias, lembranças e fatos curiosos representa mais um diferencial da exposição. "É difícil conversar com alguém que tenha vivido este momento e que não tenha feito bonecos de neve, enfrentado filas para comprar um filme fotográfico, fazendo desenhos (com neve) nos vidros dos carros e nas janelas das casas", afirma Alexandra Pirih, que também visitou a exposição.

A Exposição "O Dia da Neve" permanece até o domingo que vem no Shopping Estação, localizado na Avenida Sete de Setembro, 2.775. O horário de funcionamento do shopping é das 10 às 22 horas e a entrada é gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]