• Carregando...

Os curitibanos e os paranaenses de outras 131 cidades serão convidados nesta quarta-feira a deixar o sedentarismo de lado e a se mexer por pelo menos 15 minutos. A prática de atividades físicas faz parte do Dia do Desafio, que ocorre em todo o mundo e que tem por objetivo motivar a população a adotar hábitos saudáveis de vida. Na capital paranaense, a meta do Sesc, que organiza o Dia do Desafio, é de que 72% dos 1,7 milhão de curitibanos façam alguma atividade física. No ano passado, quase metade da população da cidade (46,95%) se exercitou.

Para motivar ainda mais os moradores a participar do Dia do Desafio, Curitiba irá competir com a cidade mexicana de Miguel Hidalgo, de 1,5 milhão de habitantes, para ver quem coloca mais gente para "malhar". A disputa entre cidades de países diferentes é outra característica do Dia do Desafio, criado em 1983 no Canadá. Cada uma das cidades participantes compete com municípios do mesmo porte de outro país, escolhido por meio de um sorteio, explica Márcio Roberto Renaldin, técnico de apoio operacional do Sesc e um dos coordenadores do Dia do Desafio no Paraná. No ano passado, Curitiba competiu com as cidades de Houston (EUA) e Monterrey (México) – e venceu.

Para participar da competição, diz Renaldin, o prefeito tem que inscrever a cidade. A mensuração da quantidade de pessoas que fazem exercícios é feita pela declaração voluntária de cada cidadão. Segundo Renaldin, atividades físicas como lavar a casa ou calçadas também valem para a somatória de participantes.

Para declarar a participação no Dia do Desafio, em cada cidade há um telefone disponibilizado pelo Sesc. Donos de empresas que promoverem atividades físicas entre seus funcionários ou proprietários de academias também podem ligar informando que naquele dia um determinado número de pessoas fez exercícios dentro de seu estebalecimento. A declaração do proprietário vale por todas as pessoas.

Em Curitiba, o Dia do Desafio ainda será marcado por uma série de atividades recreativas que serão realizadas em um palco montado pelo Sesc na Boca Maldita, no centro. As atrações começam às 10 horas e vão até 21 horas. Para as 19 horas, está marcado um show da banda Le Figarro.

Serviço: em Curitiba, a declaração de participação no Dia do Desafio pode ser feita pelo telefone 0800-643-6653, até 21 horas. O Sesc Paraná também informa qual é o telefone das outras cidades paranaenses que participam da competição. Para isso, basta ligar para (41) 3322-6653.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]