• Carregando...
Ary Graça vai comandar a Federação Internacional de Vôlei | FIVB
Ary Graça vai comandar a Federação Internacional de Vôlei| Foto: FIVB

Outros eventos

Curitiba tem ainda, neste fim de semana, outros eventos ao ar livre, como a Caminhada do Coração e o Haru Matsuri.

Leia mais

A celebração do Dia Mundial sem Carro, neste sábado (22), fechou a Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, para circulação de carros das 7h às 17h. O trecho interrompido foi desde a Praça Nossa Senhora da Salette, em frente ao Palácio Iguaçu, até a rua Heitor Stockler de França, uma quadra antes do Shopping Mueller.

A ideia era transformar a avenida em uma feira de serviços da prefeitura (leia mais abaixo). Entre as atrações, houve estande para confecção de cartão transporte, feira de adoção de animais, oficinas de artesanato, atividades esportivas, shows, eventos culturais e praça de alimentação.

Paralelamente ao evento da prefeitura, está programada a Marcha das 2012 Bicicletas, também para marcar o Dia Mundial sem Carro. Os participantes saem da Praça Santos Andrade, às 18 horas, em direção ao Centro Cívico. O objetivo da Marcha é promover a maior Bicicletada já registrada no Brasil, superando o recorde de 2 mil ciclistas da Massa Crítica de Porto Alegre, durante o Fórum Mundial da Bicicleta, em fevereiro deste ano

Feira de serviços

Com espaço livre de carros, os ciclistas, os corredores e o público em geral puderam participar das atividades de cultura, esporte, lazer e conscientização sobre os meios alternativos de transporte durante as comemorações do Dia Mundial Sem Carro. Apenas ônibus, bicicletas e pedestres circulavam no trecho da avenida Cândido de Abreu entre Praça Nossa Senhora da Salette, em frente ao Palácio Iguaçu, até a Rua Heitor Stockler de França, uma quadra antes do Shopping Mueller. Agentes da Setran orientavam o trânsito.

Várias atividades foram realizadas, entre elas adotar um cachorro abandonado, praticar esportes ao ar livre e conhecer o Hibribus, o ônibus híbrido que funciona com motor elétrico e a diesel, poluindo menos. O modelo entrará em funcionamento a partir da próxima semana na linha Interbairros I. Ao longo do sábado, a cada meia hora o Hibribus fez o trajeto entre a Praça Tiradentes (saída no encontro com a rua Monsenhor Celso) e a Praça Nossa Senhora de Salete (ponto do Interbairros I) gratuitamente.

Muitas pessoas chegaram ao local a pé ou de bicicleta, como foi o caso da advogada Edna Aparecida de Freitas Godoi. "Eu sou uma das grandes incentivadoras da minha família pelo uso da bicicleta. Hoje trouxe a minha mãe para mostrar que em 15 minutos é possível fazer o trajeto do São Lourenço até aqui", diz. Para ela, ainda falta segurança nas ruas para garantir o espaço para as bicicletas.

Ao longo da avenida também estavam disponíveis os seguintes serviços: medir os níveis de pressão arterial, glicemia e colesterol; salão de beleza com corte de cabelo e manicure; e ainda microchipar gratuitamente cães e gatos. O procedimento é feito na hora e o proprietário precisava apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Era possível também fazer o cartão transporte gratuitamente, na hora. Havia ainda oficinas de embelezamento de unhas, confecção de toucas de lã, fuxico, bijuteria, pintura de rosto, circo, pintura em papel e pipa. Se o estômago apertasse, tinha uma feira gastronômica e de produtos orgânicos. Shows de bandas locais animavam a festa até o final do dia.

O movimento do Dia Mundial Sem carro acontece no dia 22 de setembro em todo o mundo e começou na Europa em 1998. O objetivo é estimular as pessoas para que deixem o carro em casa e utilize meios de transporte alternativos como bicicleta, coletivo ou mesmo a pé.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]