• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A data é do Dia Mundial sem Carro, mas, em Curitiba, o apelo para deixar os automóveis em casa parece não ter sensibilizado os motoristas nesta terça-feira (22). De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), ainda que o centro que controla o tráfego da cidade (CCO) não tenha realizado um balanço específico para medir o impacto da data, aparentemente o trânsito da capital foi normal para o mesmo dia da semana.

Caixa Zero: 5 ideias para o próximo Dia sem Carro não ser apenas simbólico

Leia matéria completa.

Criado na Europa na década de 1990, o Dia Mundial Sem Carro chegou ao Brasil em 2001 e estabeleceu-se como uma das principais campanhas para estimular o uso de modais alternativos, como as bicicletas. Por isso, a prefeitura de Curitiba realiza uma série de ações na região central da cidade, com a intenção de promover atividades educativas em relação ao trânsito.

O montador de estruturas metálicas Luciano Xavier de Souza, de 49 anos, foi prestigiar as ações e disse que a escolha de vir para o Centro de bicicleta não foi pontual. Ele, que mora no Campo Comprido, contou que há anos deixou o carro nas mãos da esposa e decidiu aderir a “um modo de vida melhor”.

“Com tenho filho, não larguei [o carro] totalmente. Minha esposa é quem dirige. Bicicleta é meu transporte do dia a dia e não troco”, declara o montador, que, no entanto, diz ainda não estar satisfeito com as ciclovias da capital. “A que eu uso, a da Eduardo Sprada, tá bem ruinzinha. Parece que não tem manutenção, porque as árvores cresceram, ninguém corta, e agora em algumas partes a gente tem que descer da bicicleta para passar”.

Centro de Curitiba terá velocidade máxima de 40 km/h

Leia a matéria completa
Bloqueio no trânsito

A ação da prefeitura bloqueia o acesso de veículos à Rua Barão do Rio Branco, entre as ruas Marechal Deodoro e Tobias de Macedo, no Centro. No trecho entre a Marechal Deodoro e a Rua XV, estão sendo permitidas apenas as entradas temporárias de carros para carga e descarga de mercadorias. A interdição, que segue acompanhada por agentes da Setran, começou às 9 horas e continuará até as 18 horas.

Na programação divulgada pela prefeitura de Curitiba, estão ações como teatro de bonecos com oficiais da Guarda Municipal, campanhas de nutrição, brincadeiras e atividades que permitirão aos participantes experimentar situações passadas por pessoas com deficiência. A participação é gratuita.

À noite, a partir das 18 horas, a ciclomobilidade como política de saúde pública será tema de debate, com a presença do secretário municipal de Saúde, César Titton. O debate será realizado na frente do Sesc Paço da Liberdade.

Também com concentração prevista para as 18 horas, a Marcha das Bicicletas de Curitiba deve reunir dezenas de adeptos do transporte na capital. O encontro dos ciclistas será na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de onde o grupo seguirá pelas ruas centrais até a Praça de Bolso do Ciclista, no São Francisco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]