• Carregando...

Teve início nesta segunda-feira (18) a "Semana Nacional do Trânsito". Entre diversas ações, a prefeitura de Curitiba realiza na sexta-feira (22) o Dia Sem Carro, evento que ocorrerá simultaneamente em várias cidades do Brasil e do mundo num esforço para sensibilizar os motoristas a deixar o carro na garagem.

A prefeitura de Curitiba vai repetir a experiência de 2003 e incentivar a população a trocar o automóvel por meios alternativos de transporte, como o ônibus, bicicletas e caminhada. Para o fim de semana, está programado um passeio motociclístico no sábado (23), em diversas ruas da cidade, e uma blitz para pedestres no domingo (24).

Só haverá bloqueio total de trânsito na rua Barão Rio do Branco, do cruzamento com a avenida Marechal Deodoro até a Travessa Alfredo Bufren. O trecho será transformado num jardinete, onde crianças e adultos poderão assistir peças de teatro e apresentações musicais, além de participar de jogos e brincadeiras durante o dia inteiro.

Programação

A programação segue nesta terça-feira (19), quando cerca de dois mil alunos de 30 escolas da rede municipal de ensino devem participar de atividades no auditório do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat), no Boqueirão. As crianças vão aprender como funciona a fiscalização de trânsito com miniaturas de radares e lombadas eletrônicas numa pista de autorama. Haverá cinema educativo, apresentações de teatro e brincadeiras sobre trânsito.

Na quarta-feira (20), a Diretran realiza uma blitz educativa. A operação será feita na Avenida Padre Agostinho, no Champagnat, próximo à subestação da Copel. A blitz não tem a finalidade de fiscalização, mas apenas de orientação aos motoristas sobre segurança e cidadania no trânsito.

O Centro Politécnico abriga durante quinta e sexta-feira uma exposição sobre trânsito. No sábado, a exposição será feita no Shopping Estação.

Dia Sem Carro

Curitiba tem hoje uma frota que se aproxima dos 960 mil veículos e cresce a uma média de 6% ao ano. Esta será a segunda vez que a capital paranaense adere à "Jornada Internacional do Dia Sem Carro". Em 2003, cerca de 50 ruas foram fechadas para o trânsito após uma campanha que tentou convencer os curitibanos a usar outros meios de transporte. Na ocasião, segundo a prefeitura, houve uma redução de 42% no fluxo de veículos em alguns dos cruzamentos mais importantes da cidade e, conseqüentemente, na emissão de gases poluentes como o gás carbônico (CO2).

O "Dia Sem Carro" ocorre anualmente, sempre em 22 de setembro, Dia Mundial do Pedestre, em várias cidades do mundo. O movimento surgiu em 1998, na França, e contou com a participação de 35 cidades. No ano seguinte, a adesão se estendeu para 66 municípios franceses, 92 italianos e toda uma região de Genebra, na Suíça. A jornada se espalhou pela Comunidade Européia e chegou ao Brasil em 2001, quando 11 cidades participaram. Neste ano, 45 cidades brasileiras já confirmaram participação, entre elas São Paulo, Belo Horizonte, Rio Janeiro, Florianópolis e Natal.

Em Curitiba, a Barão do Rio Branco abrigará as principais atividades do "Dia Sem Carro". Haverá abordagens educativas sobre trânsito, distribuição de mudas de flores e árvores e venda de produtos orgânicos. Haverá ainda brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]