• Carregando...

A Semana Nacional do Trânsito começou nesta sexta-feira (17) em Curitiba. Em 2010, o tema da Semana será "Proteja Sua Família. Crianças na cadeirinha e todos de cinto de segurança". Entre as várias atividades que vão ocorrer nos próximos dias, está o Dia Sem Carro, programado para acontecer na quarta-feira (22).

Ao contrário do ano passado, as ruas do Centro de Curitiba não serão bloqueadas para o trânsito de carros no Dia Sem Carro, segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran). A informação é que a falta de respeito e as confusões provocadas pelos motoristas em 2009 foram responsáveis pela mudança de planos neste ano. A intenção da Diretran e da Urbanização de Curitiba (Urbs) é que as pessoas se conscientizem e deixem o carro em casa, sem que seja necessário bloquear ruas.

Um grupo de ciclistas vai realizar uma simulação no trecho da Avenida Marechal Floriano, onde futuramente haverá uma ciclofaixa, no Dia Sem Carro. Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, os ciclistas vão sair do terminal do Hauer passando pela ciclovia das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, avenida Mariano Torres, Passeio Público até o parque São Lourenço. A ciclofaixa da Marechal Floriano terá oito quilômetros e será paralela à canaleta do biarticulado.

Programação

O Parque Barigui será palco de uma série de atividades relacionada à Semana Nacional do Trânsito nos dias 18, 19, 25 e 26 de setembro. Um ônibus será adaptado para receber teatro de fantoches, grupo musical, Cine Segurança no Trânsito e outras atividades.

Os carros que passarem pelo Parque nos dois fins de semana poderão fazer a inspeção de emissão de poluentes, amortecedores, pneus, freio, suspensão e outros itens. A inspeção será realizada pela Porto Seguro, em parceira com a Urbs para que os motoristas recebam um laudo apontando possíveis problemas detectados nos veículos, contribuindo para a segurança do trânsito.

Também no Parque Barigui, das 9h às 17h nos fins de semana, serão realizadas simulações de acidentes e a segurança que o uso do cinto proporciona aos ocupantes de veículos em casos de acidentes. A atividade será feita pela Volvo, por meio de uma cabine de caminhão acionada mecanicamente, que simula o tombamento de um veículo.

O Centro de Curitiba também vai receber atividades na Semana Nacional do Trânsito. O Mutirão do Trânsito na Rua XV de Novembro vai funcionar das 9h às 17 horas, na esquina com a Rua Barão do Rio Branco, com barracas com atividades de trânsito, saúde, meio ambiente e lazer.

Outra atividade programada para o domingo (19), é a pintura de 20 faixas de pedestres por um grupo de artistas com temas de trânsito. O objetivo é despertar a atenção de pedestres e motoristas com imagens inusitadas, e a mensagem "agora que você reparou, atravesse na faixa".

INTERATIVIDADE

Você vai participar do Dia Sem Carro na próxima quarta-feira e deixar seu automóvel em casa? Qual meio de transporte você pretende utilizar neste dia? Preencha o formulário abaixo com o seu comentário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]