Escolas com alunos de nível socioeconômico muito alto apresentam uma pontuação média de até 182 pontos superior ao desempenho de colégios que atendem estudantes mais pobres.

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Enquanto escolas de nível mais elevado apresentaram nota média de 611 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, aquelas de nível muito baixo receberam pontuação de 429. O detalhamento das notas de 15.640 escolas de todo o país foi divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira as escolas do Paraná com as melhores notas no Enem 2014

Neste ano, Ministério da Educação divulgará apenas o resultado por áreas de conhecimento, sem fazer um ranking geral de escolas

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“Esse talvez seja o indicador mais cruel. Pela simples loteria da condição social da criança e do adolescente, ela pode perder um terço da nota”, disse o ministro Renato Janine (Educação) em coletiva de imprensa. O nível socioeconômico dos alunos passou a ser divulgado no ano passado -a intenção é apontar fatores que influenciam no resultado dos estudantes em sala de aula.

Assim como na edição passada do Enem por escola, o Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem) detalhou ainda a formação dos professores da escola. Segundo os dados, as unidades em que até metade dos docentes tem a formação adequada, a pontuação média no Enem chega a 478. Com percentual acima de 50%, a nota sobe para 512 (34 pontos de diferença).

Apesar da menor diferença de resultados, o presidente do Inep, Chico Soares destacou que a formação adequada é o segundo fator de maior influência no desempenho dos alunos -perde apenas para o nível socioeconômico. “Quando a gente alinha muitos fatores o efeito é muito grande. Não vamos resolver o problema da educação com um único fator”, disse.

Média nas objetivas

O MEC destacou avanços na média dos alunos nas provas objetivas -houve queda apenas em matemática. Se em 2013, a pontuação média de alunos de escolas públicas e privadas nessa área foi de 544 pontos, no ano passado, o índice atingido foi de 511 pontos.

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O maior salto, em contrapartida, foi verificado em ciências humanas: de 537 pontos em 2013 para 565 no ano passado (28 pontos a mais).

Ao todo, o Enem por Escola este ano contemplou 15.640 unidades, de um total de 26.255 em todo o país. A diferença se deve aos critérios de divulgação: as notas são publicadas somente daquelas que têm ao menos dez alunos participantes da edição 2014 e cuja taxa de participação seja igual ou superior a 50%.

Estaduais

Entre as 100 escolas com melhores médias, a grande maioria são da rede privada -apenas sete são públicas, todas federais. Entre as escolas estaduais, que absorvem o maior número de alunos dessa etapa do ensino, a melhor colocada está na posição 118 do ranking.

Para Eduardo Deschamps, presidente do Consed (conselho que reúne secretários estaduais de educação), o maior financiamento de escolas federais e o uso de processos seletivos para ingresso nesses colégios contribuem para esse resultado.

“Nas estaduais, não necessariamente [tem seleção]”, disse. Ele ponderou ainda que o ranking indica o melhor desempenho no Enem, mas que outro indicador relevante para as públicas é o Ideb, indicador de qualidade da educação básica. “O Enem é uma prova para seleção de acesso à universidade, esse é o principio dele”, afirmou.

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