• Carregando...

Lideranças de 36 cidades da região metropolitana de Curitiba, litoral e Vale do Ribeira se reúnem hoje, na capital, para discutir projetos para o desenvolvimento do estado nos próximos dez anos. Uma das principais características do Fórum Futuro 10 Paraná é o perfil democrático das discussões. Estarão sentados na mesma mesa representantes de diversos segmentos sociais, de empresários, prefeitos e secretários a sindicalistas, professores e donas de casa. "O fórum é um evento democrático e participativo, em que todos podem apresentar seu ponto de vista e propor soluções", diz o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.

A organização do evento espera reunir cerca de 1,2 mil pessoas. Os participantes serão divididos em grupos que discutirão 11 temas. De acordo com a metodologia Investigação Apreciativa, as lideranças vão basear os debates nos pontos fortes da região para, a partir deles, traçar metas para o futuro.

Apesar da abordagem positiva, participantes devem debater também as dificuldades. O principal desafio será encontrar caminhos para reduzir a distância que separa os municípios ricos dos mais pobres. "Queremos que o Vale do Ribeira seja olhado não somente como uma região pobre, mas uma localidade com perspectivas de crescimento econômico e social", diz a prefeita de Bocaiúva do Sul, Lindiara Santana Santos.

"Grande parte da riqueza do Paraná passa pelo Porto de Paranaguá. O problema é que essa riqueza não se converte em benefícios para a população do município", diz o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho. Ele vai levar para o debate a preocupação que se deve ter com a preservação da Serra do Mar e com melhorias na infra-estrutura do porto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]