• Carregando...

A partir de agosto, candidatos a cursos técnicos do Pronatec poderão concorrer a uma vaga por meio de um sistema único de inscrições, a exemplo do Sisu, em que estudantes disputam vagas em universidades públicas de todo o país.

O chamado Sisutec foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira no programa de rádio "Café com a Presidenta".

"Os institutos federais, as escolas do Sistema S, as escolas técnicas das redes estaduais e as universidades vão informar as vagas no cadastro do Sisutec. O estudante então consulta esse cadastro, faz a inscrição, indicando a escola e o curso de sua preferência. Em seguida é feita a seleção dos alunos, considerando a nota que receberam do Enem", explicou a presidente no programa semanal.

O sistema unificado será utilizado apenas para os cursos técnicos, com duração de até 1.440 horas. Outros cursos do Pronatec, como de formação inicial e continuada e voltados para beneficiários do Bolsa Família não estarão no sistema. Detalhes do novo sistema de seleção devem ser publicados em breve no Diário Oficial da União.

Hoje, é possível consultar as vagas disponíveis do programa em site específico do Ministério da Educação, mas não há possibilidade de inscrição no endereço eletrônico.

Criado em 2011 pelo governo federal, o Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego tem o objetivo de aumentar o acesso ao ensino técnico e qualificação profissional, com oferta de cursos para ajudante de obras, carpinteiro e chaveiro, por exemplo.

No programa de rádio, a presidente afirmou que o programa conta hoje com 4 milhões de matrículas. A meta do Pronatec é, até 2014, ofertar os cursos a 8 milhões de brasileiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]