• Carregando...

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi sancionado ontem pela presidente Dilma Rousseff, em uma cerimônia que acabou ofuscada pela crise no Ministério do Esporte e a denúncia de que uma escola de Fortaleza fez simulado com questões idênticas às da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

O objetivo do Pronatec é garantir que 8 milhões de pessoas se qualifiquem para o mercado de trabalho – o foco são alunos do ensino médio da rede pública, beneficiários do Bolsa Família e reincidentes do seguro-desemprego, mas as iniciativas também vão atender a agricultores e povos indígenas.

O Ministério da Educação prevê investimentos de R$ 24 bilhões no programa até 2014. Com o Pronatec, o Fun­­do de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) passa a atender também estudantes de cursos de educação profissional e tecnológica. Além disso, as escolas do Sistema S devem ampliar a oferta de educação profissional gratuita. "Num único projeto de lei, o Pronatec criou um guarda-chuva de ações do governo federal; tenho certeza de que os empresários, trabalhadores e estudantes vão sentir a diferença", discursou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]